Você está visualizando atualmente 1º bairro sustentável e impresso em 3D é inaugurado nos EUA
Um bairro inteiro sustentável com casas impressas em 3D foi inaugurado na cidade de Austin, nos EUA

1º bairro sustentável e impresso em 3D é inaugurado nos EUA

O primeiro bairro sustentável impresso em 3D do mundo fica em Austin, nos Estados Unidos

Um bairro inteiro sustentável com casas impressas em 3D foi inaugurado na cidade de Austin, nos Estados Unidos. O residencial é o primeiro do mundo neste formato e ainda traz casas sustentáveis, alimentadas com energia solar.

Segundo a construtora responsável pelo projeto, as casas possuem um custo baixo de construção, o que facilita a realização do sonho da casa própria para muitas famílias.

A novidade trouxe ânimo também para outros países, inclusive para o Brasil, já que tem alguns projetos similares no Nordeste.

Completo, moderno e sustentável

O bairro foi batizado de The Genesis Collection e as primeiras 100 casas já foram entregues. Segundo a construtora Lennar, responsável pelo projeto, as casas são concluídas em 30% do tempo de uma construção convencional, o que acelera a entrega completa do bairro para o próximo ano.

“Estas são as primeiras 100 casas, mas esperamos ser capazes de aumentar a escala e realmente reduzimos os tempos de entrega e os custos”, disse Stuart Miller, presidente executivo da Lennar.

As casas terão entre 2 e 4 quartos, são espaçosas e bastante confortáveis. Além disso, todas já são construídas com telhados que têm painéis solares.

A ideia é que outros painéis sejam instalados nas ruas do bairro, para que a iluminação pública também seja sustentável.

Custo reduzido

A construção do primeiro bairro impresso em 3D também chamou a atenção do mundo pela praticidade com que as máquinas trabalham.

Devido uma alta tecnologia, é preciso apenas 3 operários para que uma casa fique completamente pronta. Além das paredes, a construtora também garante que toda a parte elétrica, hidráulica e a ventilação do imóvel também podem ser impressas. Tudo isso contribui para baixos custos e prazos.

A construção

Mas Stuart explicou que a impressão das casas deve ser feita com muita atenção. Primeiro é impressa uma camada de cimento sustentável, formando as paredes e deixando todas as aberturas projetadas, como tomadas, portas, janelas, entre outros.

Após toda a estrutura pronta, a impressora finaliza as casas com o acabamento nas cores necessárias, para que os imóveis fiquem prontos para serem habitados.