Você está visualizando atualmente As 3 melhores comidas típicas de Mato Grosso
Galinhada é uma das comidas típicas de Mato Grosso

As 3 melhores comidas típicas de Mato Grosso

Conheça a culinária tradicional de Mato Grosso e suas comidas típicas

Primeiramente para conhecer as comidas típicas do Mato Grosso, estado no Centro-Oeste do Brasil, basta imaginar uma culinária um tanto quanto tradicional da forma não convencional possível. Ou seja, ser tradicional em solo brasileiro significa uma grande mistura de origens.

É um caldeirão de influências das culturas que formou o Brasil: portuguesa, indígena e africana. Dessa forma, sua gastronomia carrega muito da identidade do estado, já que muitas vezes traz consigo frutas ou ingredientes característicos da região. Comer desses pratos é como provar um pedacinho do Mato Grosso.  

Conheça as 3 melhores comidas típicas do Mato Grosso 

Galinhada 

Em primeiro lugar, esse é o prato mais típico de Mato Grosso e um item na lista de turismo obrigatório para quando visitar o estado ou estiver passando pertinho, uma vez que é bem comum terem barracas na estrada vendendo a galinhada. Juntamente com o prato vem o pequi, fruta específica de MT e com seu sabor único mostra o porquê deixa marca em todos que provam uma boa galinhada. 

Sendo assim, a galinhada consiste em arroz cozido com pedaços de frango cozido e o pequi, além de ser bem temperado. Pode ser comido também com tutu de feijão, vinagrete e muito mais. 

Maria Isabel 

Do mesmo modo que no Nordeste, este é um prato famoso e comum no Mato Grosso. Em outras palavras, o prato Maria Isabel nasceu da mistura do arroz cozido com carne de sol. Às vezes acompanhado com muitos outros alimentos, como o pequi, ou ainda a farofa de banana (acompanhamento também muito popular no Mato Grosso). 

Mojica de pintado 

Mais um prato muito comum do Mato Grosso. Dessa vez feito com um peixe que pode chegar a um metro – o Pintado. Considerado um peixe nobre e um ingrediente muito apreciado pelos mato-grossenses. Desse modo, o pintado é preparado junto com mandioca, legumes e quando combinado com o bom tempero do estado, se torna um caldo delicioso e um dos pratos mais elaborado da gastronomia local.