No momento, você está visualizando 5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia
Câmbio manual: Pequenos hábitos podem causar grandes prejuízos mecânicos, veja o que você deve evitar em um carro manual

5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia

Pequenos hábitos podem causar grandes prejuízos mecânicos, veja o que você deve evitar em um câmbio manual

Conheça cinco erros comuns que muitos motoristas cometem com o câmbio manual, e nem sempre se dão conta. Dos hábitos mais simples aos mais graves, veja o que você deve evitar se deseja prolongar a vida útil do seu carro e fugir de gastos desnecessários.

5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia

1- Descansar a mão na alavanca de câmbio

Entre os erros mais comuns que os motoristas cometem com o câmbio manual, esse com certeza é muito ignorado. Isso porque, muita gente tem o hábito de manter a mão apoiada na alavanca de câmbio enquanto dirige, mas nem dá a devida a importância as consequências.

Sobretudo, esse gesto aparentemente inofensivo pode causar desgaste prematuro nos sincronizadores e componentes internos da transmissão. Dessa forma, o ideal é usar a alavanca apenas no momento da troca de marcha e manter as duas mãos no volante durante a condução.

2- Usar a embreagem para segurar o carro em aclives

Segurar o carro em subidas usando a embreagem é um erro grave para quem usa câmbio manual. Essa prática gera atrito excessivo entre o disco e o platô, causando superaquecimento e desgaste acelerado do sistema. Dessa forma, o correto seria usar o freio de mão ou o pedal de freio até o momento de arrancar.

3- Dirigir com o pé apoiado na embreagem

4- Reduzir marchas sem necessidade

Esse erro também é muito comum entre os motoristas de câmbio manual, mas dever ser evitado. Afinal, reduzir marchas de forma brusca ou sem necessidade, especialmente em alta velocidade, pode causar trancos na transmissão e desgaste no motor. A redução deve ser feita com suavidade e apenas quando realmente necessária, como em frenagens ou descidas íngremes.

5- Ignorar o ponto ideal de troca de marcha