No momento, você está visualizando 5º Sarau Lítero Musical destaca a força da raça negra
O 5° Sarau Lítero Musical começa no período vespertino, às 15h e segue até a noite, terminando às 21h, aproximadamente

5º Sarau Lítero Musical destaca a força da raça negra

Está chegando o 5º Sarau Lítero musical 100+1, que acontece no próximo dia 17 (quarta-feira), na Academia Mato-Grossense de Letras

A realização dos Sarau Lítero Musical acontece através de projeto inédito, envolvendo parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e a Academia Mato-Grossense de Letras (AML). Assim como os anteriores, este sarau tem vez na Casa Barão, prédio histórico e sede da AML, situado na rua  Barão de Melgaço nº 3869.

O evento começa no período vespertino, às 15h e segue até a noite, terminando às 21h, aproximadamente. A entrada é franca e o sarau é híbrido. Pode ser acompanhado presencialmente, ou pelo canal do youtube da AML, pela internet. Os interessados em presenciar o evento, entretanto, devem se antecipar para garantir lugar, fazendo a inscrição via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).

Programação Sarau Lítero Musical

“Agbára – a potência e a força da raça negra” é o tema que inspira o novo sarau. “Agbára” é uma palavra yorubá, idioma da família linguística nígero-congolesa, cujo significado é potência, força. À tarde, a partir das 15h, o evento será aberto com uma instalação envolvendo musicalidades e versos, concebida pelo multiartista Hermínio Luís Nhantumbo, moçambicano radicado em Cuiabá há vários anos, que atua em artes visuais, música, poesia e dança. Em seguida, Edilson Serra, professor e estudioso de literatura e língua portuguesa e Luciene Carvalho, poetisa e escritora, da AML; ministram uma oficina de escrita negra.

O grupo musical cuiabano Raízes do Samba é responsável pelas sonoridades do 5º Sarau Líteromusical 100+1, a partir das 19h30. Tem 42 anos de trajetória e já passou por várias formações. Para esta apresentação contará com a cantora Semites Marques Pessoa, o violonista Manoel Peixoto de Azevedo, Renato (cavaco), Amilton (pandeiro) e o cantor Elton “Seu Jorge”. No repertório, além do samba, musicalidades que remetem às influências africanas na expressão das sonoridades brasileiras.

Exposição

A Casa Barão, neste sarau, contará com a exposição “Grandes Heroínas Negras do Coletivo Negro Universitário – UFMT”. Dessa maneira, vai expor um acervo onde constam 17 banners. A mostra presta homenagem especial a algumas das milhares de mulheres negras que desempenharam e/ou desempenham papéis fundamentais na construção de um mundo mais justo, protagonizando diversos papéis fundamentais na vida social.

Anfitriões

Para os anfitriões do sarau, Jefferson Neves (Secel-MT) e Sueli Batista (AML), os desdobramentos desse projeto que engloba oito saraus, está produzindo ótimos resultados. A democratização dos saberes e fazeres culturais é o que se espera das instituições que atuam no setor. Assim, dá voz para todos e tudo que compõem o diverso mosaico cultural de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil.

Raízes do Samba

Criado em 1981, o grupo Raízes do Samba já passou por várias formações. Semites Marques (cantora) e Manoel Peixoto de Azevedo (violão), que compõem o quinteto que se apresenta no sarau do dia 17, são fundadores do Raízes. Junto a Semites e Manoel, estarão presentes também Renato (cavaco), Amilton (pandeiro) e o cantor Elton “Seu Jorge”.

O grupo já se apresentou em diversos festivais, inclusive em São Paulo, onde fez muito sucesso. Inclusive, sendo confundido com representantes do samba carioca, pela sua maneira de interpretar.

O Raízes do Samba foi convidado para o 5º Sarau por Deize Águena, cantora e produtora cultural, que é responsável pela produção musical dos saraus que a AML e a Secel-MT estão desenvolvendo.

Serviço

Agbára – a potência e a força da raça negra” – 5º Sarau Literomusical – 100 + 1

Quando: 17 de maio

Horário: À partir das 15h, estendendo-se até o período noturno (21h)

Onde: Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869

Entrada:  Gratuito

Inscrições: para acompanhar presencialmente o evento, inscrição antecipada via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva)