Todos os anos, novos conteúdos se tornam parte do domínio público, ampliando ainda mais o catálogo de obras que poderão compor o acervo on-line de amantes de filmes, livros, músicas e artes visuais
Sobre esse tema, é importante lembrar que a legislação que versa sobre os direitos autorais sobre domínio público varia de país para país. De forma geral, o período costuma variar entre 50 e 70 anos após a morte do autor, e está sujeito a alterações. No Brasil, o período de validade se inicia na data de publicação do trabalho e dura 70 anos. Antes disso, seu uso ocorre apenas mediante autorização.
Mas a partir do momento em que é permitida a sua reprodução e distribuição, aumentam as chances do título aparecer novamente em destaque. Com novas edições ou adaptações, reforça-se a ideia de que há muita coisa interessante disponível gratuitamente na web.
Confira, abaixo, algumas das obras que entraram em domínio público em 2023:
- O filme Metrópolis (1927), dirigido por Fritz Lang, já havia entrado na lista nos anos 1950. Mas, com a extensão da proteção de direitos autorais, será em 2023 que o clássico de ficção científica aparecerá pela segunda vez no domínio público dos Estados Unidos. Vale super a pena conferir!
- Vampiros da Meia-Noite, obra que conta com a direção de Tod Browning, merece ser visitada pelos amantes de histórias de terror e vampiros.
- O Fantasma do Louvre, famoso enredo envolto em mistérios, também está presente na sua versão de 1927.
- Na literatura, o livro America, de Franz Kafka, escrito entre 1911 e 1914 e publicado em 1927, é um dos destaques.
- O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse, é uma obra que aborda as dificuldades de natureza existencialista presentes na vida adulta, indo além do processo de superação, sendo uma boa escolha para quem aprecia a presença mais marcante da psicologia em romances.
- Ao Farol, romance de Virginia Woolf, também publicado em 1927, rico em pensamentos e observações presentes na vida cotidiana, é excelente para explorar a literatura feminina.
- O futuro de uma ilusão, escrito por Sigmund Freud, é uma leitura ideal para quem deseja saber mais sobre a visão de mundo do grande nome da psicanálise. Nas páginas, Freud aborda diversas questões envolvendo a fé humana.
- Tempo Recuperado, de Marcel Proust, é a obra que encerra a narrativa épica Em Busca do Tempo Perdido.
- Nas artes visuais, o trabalho de Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972) é um achado valioso. As obras criativas mostram um processo de criação de um universo bastante particular e sua exploração de ser feita por aqueles que apreciam a arte dos pequenos detalhes.
Onde encontrar as obras
Esse assunto chama a atenção para a importância da promoção da cultura e da difusão do conhecimento. Mas também é um convite para quem se interessa explorar os conteúdos que já estão disponíveis há anos.
No Brasil, o site dominiopublico.gov.br, conta com um acervo de mais de 123 mil obras. Contudo, é possível baixar todos os livros de Machado de Assis e outros clássicos. Muitos deles, inclusive, cobrados nas leituras obrigatórias para os vestibulares.
Do mesmo modo, o site archive.org, também é uma excelente opção para quem deseja explorar o acervo de obras livres para reprodução a nível mundial.