Programa de Mobilidade Brasillinois prevê atuação em clima e sustentabilidade, saúde pública, medicina, democracia e inclusão
Serão investidos até R$ 5,6 milhões. Os selecionados, entretanto, irão para três universidades: Illinois Chicago, Illinois Springfield e Illinois Urbana-Champaign. A seleção regida pelo Edital nº 20/2025, publicado como parte de acordo firmado entre a CAPES/MEC e o Sistema Universitário de Illinois em março.
Este é o primeiro seletivo da parceria, intitulada Programa de Mobilidade Brasillinois. Três temas norteiam a iniciativa, ou seja, clima e sustentabilidade, saúde pública e medicina, democracia e inclusão. Portanto, tem o objetivo de ser um modelo pioneiro de cooperação entre o Sul Global e o ensino superior norte-americano.
Sendo assim, o Brasil enviará 350 bolsistas para a rede de instituições até 2028. São 50 bolsas doutorado sanduíche em 2026, 100 em 2027 e 200 em 2028. O início das atividades nos EUA desta primeira turma está prevista para agosto de 2026, com divulgação do resultado preliminar até 27 de fevereiro daquele ano e, do final, até 31 de março.
O Sistema Universitário de Illinois é formado por instituições públicas de ensino superior situadas em Chicago, Springfield e Urbana-Champaign. Aliás, a parceria fechada neste ano reconfigurou um acordo de 2019, que só incluía a terceira.