No momento, você está visualizando Abertura da Exposição Bio é tema na UFMT
Será nesta terça-feira (30) a abertura da exposição Bio, no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (Macp/UFMT), a partir das 18h30

Abertura da Exposição Bio é tema na UFMT

A Exposição Bio busca refletir sobre o tema biodiversidade a partir dos olhares femininos

Será nesta terça-feira (30) a abertura da exposição Bio, no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (Macp/UFMT). A partir das 18h30, e toda a sociedade está convidada. Para animar o momento, haverá pocket show com a cantora Estela Ceregatti.

A iniciativa da mostra é da artista visual Ruth Albernaz que traz a reflexão sobre o tema biodiversidade a partir dos olhares femininos. Mas ela convida ao diálogo as artistas Domingas Apatso, Naine Terena e Thaís Magalhães.

Na exposição, haverá também obras de outras mulheres, selecionadas do acervo permanente do Macp: Almira Reuter, Andréa Antonon, Anna Amélia Marimon, Conceição Freitas, Dalva de Barros, Dirce Nestor, Dona Joana e Domingas, Edonita Sucena, Elieth Gripp Mellado, Ignez Corrêa da Costa, Joana da Silva, Lara Matana. Assim como, Magna Domingos, Marlene Kasarin, Marta Catunda, Mary Slessor, Osvaldina dos Santos, Regina Penna, Regina Silveira, Rosylene Pinto assim como Vitória Basaia.

A curadoria é compartilhada entre Ruth Albernaz, Lívia Bertges e Thaís Magalhães. Assim, ‘Bio’ demonstra a potência da vida que passa pela memória, pelos modos de vida, pelos sonhos de um futuro generoso. A exposição traz ao público o contato entre materialidades e linguagens variadas, com pinturas, instalações, gravuras, cerâmicas e poemas, por exemplo.

Ruth Albernaz está nos preparativos finais para a exposição e destaca o momento cultural com Estela Ceregatti. Estela é musicista desta terra e dialoga com a biodiversidade mato-grossense, bem como com a riqueza cultural dos povos originários.

A abertura receberá a diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert, a primeira mulher a assumir tal posto. Além disso, apoiam a exposição a Assembleia Social, a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso, Casa das Molduras, Maloca do Quati, Todimo, Suvinil, Stamp e Uniselva.

Após a abertura da exposição, a visitação seguirá o horário de funcionamento do Macp, que é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A mostra fica disponível até o dia 20 de agosto.