O deputado federal Abílio Jacques Brunini (PL), eleito prefeito de Cuiabá, conquistou 53,8% dos votos. Sua chapa conta com a tenente-coronel Vânia (Novo) como vice.
Abílio Jacques Brunini (PL) conquistou no 2º turno à prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Sendo assim, a disputa pela prefeitura cuiabana foi marcada pela rivalidade partidária entre Abílio do PL, de Jair Bolsonaro, e Lúdio Cabral, do PT, do presidente lula.
Em 2022, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo o candidato mais votado do estado
O deputado federal Abílio Jacques Brunini, do Partido Liberal, eleito prefeito de Cuiabá, conquistou 53,8% dos votos. Sua chapa conta com a tenente-coronel Vânia, do Novo, como vice. Nascido e criado na capital mato-grossense, Brunini, de 40 anos, possui formação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Cuiabá.
Assim, iniciou sua trajetória política em 2017, quando eleito vereador, com ênfase em propostas relacionadas ao planejamento urbano. Em 2020, tentou a prefeitura de Cuiabá, mas não obteve sucesso. No entanto, em 2022, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo o candidato mais votado do estado.
Vamos ajudar as pessoas que querem adotar um animalzinho de estimação, mas não têm recursos para poder ajudar ao mantimento desse animal
Como parlamentar, Brunini atuou como vice-líder do PL em diversos momentos entre 2023 e 2024. Entre suas pautas prioritárias, ele destaca os cuidados com os animais. “Nós vamos fazer o hospital veterinário, vamos fazer o cemitério para animais, crematórios, nós vamos ajudar as entidades como ONGs e associações que cuidam disso, e nós vamos ajudar as pessoas que querem adotar um animalzinho de estimação, mas não têm recursos para poder ajudar ao mantimento desse animal. Nós vamos ajudar a causa animal e as pessoas”, declarou o deputado Abílio
O segundo colocado na eleição foi Lúdio Cabral, que obteve 46,2%.
Fonte: agênciasenado