O evento de posse que ocorreu na sede do legislativo municipal, marcou o início de um novo ciclo administrativo para a capital mato-grossense
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Cuiabá foi palco da cerimônia de posse do novo prefeito, Abilio Brunini (PL), e sua vice, Coronel Vania Rosa (Novo).
Discurso de posse
Acompanhado de sua esposa, a vereadora e primeira-dama Samantha Iris (PL), Abilio Brunini proferiu um discurso de 10 minutos, no qual refletiu sobre sua trajetória política. Ele destacou a importância da cooperação entre os Poderes, enfatizando a necessidade de independência e diálogo.
“Esse lugar já foi de muitas dores, mas também de muitas alegrias. Nesse ponto onde estou, me defendi diante dos meus opositores. Disse que não tinha vindo para ficar aqui, mas para arrancar os que aqui estavam. Fato é que daqueles, apenas quatro sobraram. O tempo e o povo corrigem as coisas”, afirmou Abilio.
Brunini relembrou o processo de cassação que enfrentou como vereador em 2019, posteriormente anulado pela Justiça, e criticou a gestão anterior por escândalos de corrupção e atrasos salariais.
Compromissos e desafios
Aliás, o novo prefeito ressaltou a importância de ações estruturantes e imediatas para melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos, mencionando problemas críticos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no sistema educacional. Ele citou um incidente recente em que uma caixa d’água caiu em uma escola municipal, destacando a urgência de melhorias.
“Pensem nas pessoas que estão nas UPAs, nas escolas, sob risco de uma caixa d’água cair em suas cabeças. Pensem no povo cuiabano. Eu passarei. Já passei por aqui [na Câmara], mas o povo vai continuar sofrendo se não fizermos algo”, disse.
Reflexões pessoais
Em um tom mais pessoal, Abilio reconheceu suas limitações e reafirmou seu compromisso com a cidade. “Não sou o salvador da pátria. Sou uma pessoa falha, que fala mais do que deve. Estou aqui com a esperança e vontade de fazer algo bom para Cuiabá. De mudar a nossa história. Vou errar, acertar, mas sempre buscando o melhor para o município”, afirmou.
A cerimônia de posse marca o início do mandato de Abilio Brunini, que governará até 2028.