A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço sobre as medidas de segurança implantadas na rede pública municipal de ensino.
A princípio, Edilene Machado disse que as ações visando a segurança implantadas começaram a ser adotadas na rede pública municipal de ensino, atendendo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Portanto, a partir de 2019, com a adoção de várias medidas, entre elas terá a instalação de câmeras de vigilância eletrônica nas primeiras 50 unidades. Contudo, no último mês de abril, 40 unidades receberam o sistema, a partir do dia 9 de maio.
Edilene Machado assinou ordem de serviço para instalação em mais 40. “Até a primeira quinzena do mês de junho, 100 % das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá terão câmeras de vigilância eletrônica implantadas”, destacou a secretária Municipal de Educação.
Em relação às medidas preventivas implementadas, estão a recepção e entrega dos estudantes no portão de entrada, em horários pré definidos; atendimento de pais ou responsáveis com agendamento prévio. Bem como informação às autoridades policiais competentes, sobre as ocorrências suspeitas e o registro de Boletim de Ocorrência. O município também intensificou as rondas do Programa Anjos da Guarda nas imediações das unidades. Sobre a atuação dos vigilantes, a secretária Municipal de Educação disse que é mais um olhar de cuidado em relação à comunidade escolar.
Espaço escolar seja um ambiente adequado para as vivências e aprendizagens
Para atuarem nesse momento excepcional, os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, que desempenham a função de Vigilantes, receberam capacitação no mês de abril. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública promoveu o encontro. Dessa forma, Sendo assim, receberam orientações do secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva e do secretário adjunto de Segurança Pública de Cuiabá, Rachid Mohamed Hassoun.
“O encontro foi extremamente importante para esclarecer as medidas definidas no Decreto Municipal, e orientar a atuação de monitoramento dos profissionais vigilantes dentro das unidades. A prioridade da gestão, portanto, é fazer com que o espaço escolar seja um ambiente adequado para as vivências e aprendizagens”, salientou a secretária.