O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, recebeu autorização oficial para operar voos internacionais
A portaria publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), formaliza o status Aeroporto internacional do terminal de Várzea Grande, que é a principal porta de entrada para Mato Grosso.
O superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, determinou que o aeroporto está autorizado a realizar operações regulares e não regulares para transporte de passageiros, carga, mala postal e aviação geral, incluindo serviços charter e de táxi-aéreo.
De acordo com a portaria, as operações deverão previamente ser agendadas com a administração do aeroporto e realizadas em conformidade com os órgãos de controle. Ou seja, a Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A expectativa é que o terminal comece a operar inicialmente com voos de Santa Cruz de La Sierra. Dessa maneira, podendo expandir rotas para outros países como Estados Unidos, por exemplo.
Desde que concedido à Centro-Oeste Airports (COA) em 2019, o Aeroporto Marechal Rondon passou por significativas obras de infraestrutura para se adequar aos padrões internacionais. A designação como internacional e vista como um marco importante para o terminal e para o estado, que busca ampliar sua conectividade e atrair novos investimentos.
A portaria também estipula que revogará a autorização caso identifiquem irregularidades por parte dos órgãos de fronteira. Ou então, se não cumprirem as condições estabelecidas no ato de internacionalização.