A Declaração de Aptidão (DAP) fornece informações aos agricultores que terão maior segurança jurídica para as transações de financiamentos
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) atendeu na última sexta-feira (29), um convite da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova (Coopernova). Teve como objetivo, sanar dúvidas de agricultores de Terra Nova do Norte, Matupá e Colíder, sobre a Declaração de Aptidão (DAP). O documento é importante por ser a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.
De acordo com a extencionista da Empaer, Karine Araujo Zimermann Farrapo, muitos dos 30 agricultores que estavam na palestra na sede da Coopernova, em Terra Nova do Norte, tinham várias dúvidas que tiveram esclarecimentos. Entre elas que a DAP é uma identidade, um documento com dados pessoais que identifica o dono da terra. Além disso, reitera os dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.
Ela pontua que para acessar uma linha de crédito do Pronaf, por exemplo, é imprescindível a DAP. Isto é, nela constam informações que darão segurança jurídica para as transações de financiamentos.
Por isso, é importante promover situações como essa para estarmos sanando os questionamentos
“Somente este mês na cidade de Terra Nova de Norte foram emitidas 250 declarações, mas muitos agricultores ainda têm dúvidas sobre sua importância e exigências. Por isso, é importante promover situações como essa para estarmos sanando os questionamentos”.
Ainda durante a palestra, Karine também falou sobre o perfil do agricultor familiar e sua característica. “É importante reforçar que a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 80% de toda a comida do planeta venha desse tipo de produção”.
Fonte: Empaer-MT