Você está visualizando atualmente Agricultura familiar pode ser beneficiada pelo Crédito Rural
Crédito rural vai ajudar na negociação da dívida na agricultura familiar que pode ser realizada através do portal Regularize

Agricultura familiar pode ser beneficiada pelo Crédito Rural

Crédito rural vai ajudar na negociação da dívida na agricultura familiar por meio do portal Regularize até o dia 30 de dezembro de 2022

Desde o mês de junho, passou a valer o programa de liquidação do Crédito Rural, voltado para a agricultura familiar. São calculados descontos de até 95% para os pagamentos à vista da dívida.

Os valores dos abatimentos podem variar, conforme o valor da dívida. No caso de agricultores familiares pessoa física, a redução vai de 60% a 95%. Já para pessoas jurídicas, o abatimento varia de 75% a 95%.

Para aderir ao programa do Crédito Rural, basta ter a qualificação de agricultor familiar. Segundo a Lei 11.326, para ser considerado agricultor familiar, é preciso utilizar mão de obra, predominantemente, de pessoas da família. O estabelecimento deve ter até quatro módulos fiscais, assim como parte da renda familiar precisa ser retirada da propriedade rural.

A negociação da dívida pode ser feita por meio do portal Regularize até o dia 30 de dezembro de 2022.

Na quitação da dívida, os agricultores podem acessar os valores a serem pagos, mas esse montante pode sofrer aumento devido aos descontos e juros aplicados na data de encerramento do acordo. Além disso, não há possibilidade de parcelamento da mesma.

De acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGNF), espera-se que cerca de 28 mil agricultores familiares renegociem R$ 2,5 bilhões em dívidas.

O que é o Crédito Rural para agricultura familiar?

Através do Crédito Rural, financiamento para ajudar produtores rurais, cooperativas e associações, é possível baratear os custos para os acordos de empréstimos destinados à expansão da produção e comercialização de itens do setor agropecuário.

Aliás, essa modalidade de financiamento atende um dos mais significativos setores brasileiros, responsável por 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2021.

O programa de financiamento tem como principal objetivo, constituir políticas de desenvolvimento da produção rural brasileira, o qual fortalece as atividades agropecuárias de forma mais sustentável.