No momento, você está visualizando Agricultura entrega 2.500 mudas frutíferas para pequenos agricultores
Agricultura impulsiona produção de frutas e entrega 2.500 mudas

Agricultura entrega 2.500 mudas frutíferas para pequenos agricultores

As mudas, provenientes de um viveiro em Minas Gerais, são parte do programa frutificar que visa fortalecer a agricultura familiar

A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou nessa terça-feira (28) a entrega de 2.500 mudas frutíferas, com 14 variedades distintas, beneficiando 122 produtores da região. 

Ramon Borges Figueira, secretário municipal de Agricultura e Pecuária, expressou o propósito fundamental do projeto. A ideia do projeto é a geração de renda a longo prazo e ser um programa continuado. Essa é a terceira edição, daqui a um mês e meio, então vamos fazer a quarta edição e sempre de frutíferas. Nosso objetivo é o longo prazo, transformar Rondonópolis numa grande produtora de frutas”. 

Além disso, a iniciativa não para por aí. Kassio Gomes Elias, gerente do Departamento de Extensão Rural e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, anunciou os planos futuros, incluindo o lançamento do programa frutificar banana. Aliás, estte novo programa se concentrará em três tipos de bananas, que inclui a banana da terra a, banana maçã e a banana nanica da variedade WilliamsO projeto não só proporciona acesso a mudas a preços competitivos, mas também simplifica o processo de aquisição, agregando pedidos de vários pequenos produtores em uma única compra”, destacou Kassio Gomes Elias. 

Para Neuza Glória de Andrade, presidente da União Beira Rio Naboreiro, o projeto é uma verdadeira benção. “Esse projeto veio para ajudar muitos pequenos produtores, na minha região estará atendendo mais de 40 pequenos produtores. As mudas vêm num preço simbólico, a Secretaria da Agricultura dá o transporte, e hoje nós estamos aqui para receber as mudas “, afirmou Neuza.

Agricultura familiar

Caracterizada por pequenas propriedades rurais onde a maior parte da mão-de-obra é fornecida pelo próprio núcleo familiar. Essa forma de agricultura tem uma forte ligação com as tradições e culturas locais.