Filme brasileiro está em seleção de 15 longas que podem concorrer para Melhor Filme Internacional no Oscar 2025
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” está na lista de pré-indicados à 97ª cerimônia do Oscar, que acontece em 2025. Dessa forma, avança para a próxima fase de votação na categoria Melhor Filme Internacional.
Ao lado de outros 14 filmes, o longa-metragem concorrerá pela vaga entre os finalistas. Aliás, essa é a primeira vez que o Brasil chega a essa etapa desde 2008. Para participar da votação, portanto, membros da Academia devem ter assistido a todos os 15 longas pré-selecionados.
A película, dirigida por Walter Salles, é adaptação do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. Ambientado na década de 1970, durante a ditadura militar brasileira, o longa acompanha a família Paiva, composta por Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos.
O filme alcançou recentemente a marca de dois milhões de espectadores e, assim, recebeu indicação ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, com destaque também para Fernanda Torres, indicada como Melhor Atriz.
Oscar 2025: lista completa dos filmes pré-indicados na mesma categoria
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil);
- “Universal Language” (Canadá);
- “Waves” (República Tcheca);
- “The Girl with the Needle” (Dinamarca);
- “Emilia Pérez” (França);
- “The Seed of the Sacred Fig” (Alemanha);
- “Touch” (Islândia);
- “Kneecap” (Irlanda);
- “Vermiglio” (Itália);
- “Flow” (Letônia);
- “Armand” (Noruega);
- “From Ground Zero” (Palestina);
- “Dahomey” (Senegal);
- “How to Make Millions Before Grandma Dies” (Tailândia);
- “Santosh” (Reino Unido).
Além disso, a Academia também anunciou os finalistas em outras dez categorias do Oscar 2025. Ou seja, Longa-Metragem Documentário, Curta-Metragem de Animação, Efeitos Sonoros e Visuais e Música (Trilha Sonora Original).