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Conteúdos deixarão de ser repetitivos com mudança no algoritmo do TikTok

Algoritmo do TikTok vai mudar e usuários poderão escolher bloquear temas

Proteção a saúde mental de jovens é um dos motivos para mudança em algoritmo do TikTok

O TikTok anunciou na semana passada que fará ajustes na mecânica do seu algoritmo. Com a mudança, o usuário da rede social conseguirá ter mais controle sobre os vídeos recomendados na página “Para Você”. A tecnologia que sugere conteúdos vai passar a evitar padrões repetitivos de vídeos.

De acordo com a empresa, temas que podem ser nocivos se assistidos com frequência, como dietas ou exercícios extremos, tristeza e términos de relacionamentos, não serão mais expostos excessivamente aos usuários. Mesmo que eles se engajem com esse tipo de conteúdo.

Além dessa mudança no algoritmo do TikTok, os usuários também poderão escolher palavras-chave ou hashtags relacionadas a conteúdos que não desejam ver. Isso gera mais controle ao usuário para os conteúdos que ele não quer ver. Atualmente, os usuários só conseguem indicar que não querem ver mais materiais de um determinado criador ou um áudio específico.

O algoritmo de recomendação leva em consideração sinais de engajamento dos usuários como curtidas, visualizações e compartilhamentos. Por isso, está sendo ajustado para evitar uma exposição excessiva desses temas.

A empresa não detalhou quando essas mudanças começarão a fazer efeito. Mas é um aceno aos reguladores nos Estados Unidos e Europa que têm questionado o papel dos algoritmos em problemas como desinformação e saúde mental, especialmente de adolescentes.

“À medida que continuamos a desenvolver novas estratégias para interromper padrões repetitivos, estamos analisando como nosso sistema pode variar melhor os tipos de conteúdos que podem ser recomendados sequencialmente’, diz um comunicado da empresa.

“É por isso que estamos testando maneiras de evitar recomendar uma série de conteúdos semelhantes, como dieta extrema ou fitness, tristeza ou rompimentos, para evitar a visualização excessiva de uma categoria de conteúdos que pode ser boa como um único vídeo. Porém, se vista em conjunto pode ser problemática”, conclui.