Segundo a pesquisadora um produto de panificação trazia 35 aditivos químicos em sua composição
A pesquisa estudou 9.856 itens presentes nos supermercados do país. E se a “intoxicação” dos alimentos é generalizada, alguns itens apresentaram quadro extremo. Ou seja, apontado como um verdadeiro “coquetel”, segundo a pesquisadora um produto de panificação trazia 35 aditivos químicos em sua composição.
Trata-se do estudo pioneiro no Brasil, trazendo informações importantes para instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula o uso dos aditivos, bem como suas quantidades nos alimentos. A lei brasileira não exige que os alimentos tragam a quantidade de aditivos nos rótulos.
Os números da pesquisa impressionam: 79,4% de todos os itens traziam ao menos um aditivo entre seus ingredientes. Mas somente a minoria dos alimentos estudados (11,6%) traziam somente um químico: a maioria (24,8%) possuía seis ou mais aditivos em sua composição.
As bebidas de frutas saborizadas, apresentaram teor de suco de 30% ou menos ou concentrados para refrescos. Eles foram os produtos com mais químicos encontrados: 79,7% de todos os ingredientes listados, em tais casos, eram aditivos químicos.
Composições semelhantes apresentaram os refrigerantes (74,5%), produtos lácteos não adoçados (51,1%) e doces e sobremesas (45,4%).
Outro dado que chama atenção na pesquisa é o fato de que quatro dos cinco aditivos mais encontrados eram do tipo cosmético: aromatizantes foram os mais comuns, presentes em 47,1% dos produtos. Assim, seguidos de corantes (em 27,8%), estabilizantes (27,6%) e emulsificantes (em 19,4%).
Entre os mais utilizados, o único químico que não é considerado cosmético (incluído para alterar a aparência, a consistência, o cheiro ou o sabor de um produto), eram os conservantes, presentes em 28,9% dos produtos estudados.
Conservadores de alimentos
Enquanto os conservadores de alimentos ao menos possuem o propósito de ampliar a duração dos alimentos nas prateleiras, os químicos cosméticos não precisam ser utilizados.
“Os conservadores têm um propósito, porque a indústria precisa fazer com que esses produtos possam ficar mais tempo na prateleira, mas os aditivos cosméticos só servem para deixar o pão mais fofinho, fazer o iogurte ficar rosa, deixar o creme de leite mais branco” afirmou a pesquisadora
“Seu único propósito é tornar o produto mais atraente para o consumidor e, por isso, não são estritamente necessários. “Tinha um produto que tinha um umectante e um antiumectante. Qual é o sentido disso?”, concluiu.
Fonte: Hypeness/ ejeq