Saiba se você armazena dentro da geladeira alimentos que podem ficar fora dela
Quando chega do supermercado com as compras, você sabe exatamente que alimentos guardar dentro ou fora da geladeira, na fruteira ou no armário? Alguns itens podem parecer óbvios, mas outros ainda geram muita confusão, com histórias cheias de mitos.
Antes de tudo, é essencial ler o rótulo dos produtos, que deve indicar o armazenamento ideal. É como orienta Ana Paula Patrocinio de Zagiacomo, professora do curso de Nutrição e Dietética do Senac São Paulo.
Ela explica, por exemplo, que produtos industrializados, como molho shoyu, molho de pimenta e vinagre, devem ser armazenados de acordo com a orientação do fabricante. Já os alimentos a seguir, segundo a ciência, não carecem da baixa temperatura para a conservação.
Cebola e Alho
Para manter a textura crocante e durar mais tempo, esses dois alimentos, classificados como bulbos, devem permanecer em temperatura ambiente. “A umidade da refrigeração promove o brotamento e a proliferação de fungos. Sem contar que perdem a textura e amolecem rapidamente”
Mandioca
A mandioca só precisa de refrigeração após cortada. Nesse caso, o ideal é descascar, lavar e guardar em pote com água por no máximo 48 horas. “Fora isso, quando está intacta, sem nem um corte, a raiz deve ser armazenada em temperatura ambiente ao abrigo da luz”.
Pó de café
Já ouviu falar que guardar café na geladeira deixa mais saboroso? É mito. “Ocorre exatamente o contrário. O café tem seu sabor alterado quando mantido em ambiente úmido, o que é natural na refrigeração. O mais interessante é preservá-lo em pote hermético sem a presença de ar”.
Mel
Segundo Eugênio Basile, dono da marca Mbee, o mel convencional tem um conservante natural: o alto teor de açúcar em comparação à baixa umidade. Portanto, não precisa de refrigeração. Quando o assunto é mel de abelha nativa, porém, o consumidor pode escolher deixar dentro ou fora da geladeira.