ALMT aderiu à iniciativa de alerta contra a doença, com o objetivo de sensibilizar servidores e a sociedade para a importância do diagnóstico precoce
A ALMT reforçou neste mês, a campanha Fevereiro Laranja, na conscientização sobre a precenção e diagnóstico da leucemia.
O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Laranja, dedicada à conscientização sobre a leucemia, tipo de câncer que afeta a medula óssea e compromete o sistema de defesa do organismo. Em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa (ALMT) aderiu à iniciativa de alerta contra a doença. Tem como objetivo, sensibilizar servidores e a sociedade para a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da doação de medula óssea.
Além da campanha institucional, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem atuado de forma concreta por meio da legislação. Entre as ações estão a Lei nº 9.807/2012, de autoria do deputado Nininho (Republicanos). Ela institui a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, e a Lei nº 11.910/2022, de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB) que obriga concessionárias de serviços públicos a divulgarem campanhas de saúde e prevenção em suas faturas. Mais recentemente, a Lei nº 12.453/2024, de autoria do deputado Júlio Campos (União), autorizou a criação de licença para doação de medula óssea no serviço público estadual, ampliando o apoio aos doadores.
Responsabilidade social e com a vida
No Legislativo também tramitam projetos de lei voltados ao fortalecimento das ações de enfrentamento da leucemia em Mato Grosso. Por exemplo, o Projeto de Lei nº 694/2024, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que estabelece diretrizes para a identificação precoce da doença. Assim como o Projeto de Lei nº 829/2024, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), reforçando o compromisso contínuo da Casa com a saúde pública.
De acordo com o presidente da ALMT, Max Russi (PSB), o papel do Parlamento vai além da criação de leis. “A Assembleia tem o compromisso de ser um espaço de diálogo, informação e cuidado com as pessoas. Ao abraçar o Fevereiro Laranja, reforçamos nossa responsabilidade social e nossa preocupação com a vida. Assim, estimulamos o diagnóstico precoce e a doação de medula óssea, que podem salvar vidas”, destacou.
Fonte: secom/almt



