Você está visualizando atualmente ALMT entra em recesso em meio à disputa pela 1ª secretaria
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entra em recesso parlamentar e retoma as atividades no dia 1º de agosto

ALMT entra em recesso em meio à disputa pela 1ª secretaria

A disputada da eleição da Mesa Diretora acontece em agosto

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entra em recesso parlamentar e retoma as atividades no dia 1º de agosto. Todavia, durante este período, os parlamentares que disputam cargos na Mesa Diretora devem buscar um consenso sobre a disputa pela 1ª Secretaria. Janaina Riva (MDB), Beto Dois a Um (União) e Dilmar Dal Bosco (União) almejam o cargo, que controla o caixa da ALMT, com um orçamento de cerca de R$ 800 milhões.

O atual presidente, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que não assumiu compromisso com a deputada Janaina. “Tanto a Janaina quanto o Beto já conversaram comigo. Eu acho que precisa haver um entendimento. Se não houver, vou colocar também meu nome à disposição para a 1ª Secretaria, daí já vira uma bagunça de uma vez”, disse.

Eduardo Botelho reiterou que o único compromisso assumido por ele é com o deputado Max Russi para a presidência.

Senado Federal

Nos bastidores, o governador Mauro Mendes trabalha para eleger um aliado do seu partido, o mesmo de Beto Dois a Um e Dilmar Dal Bosco. Mauro Mendes avalia que, se Janaina Riva for eleita, poderá ganhar força para disputar uma vaga ao Senado em 2026. O governador não esconde que pretende disputar a vaga de senador e procura aplainar o caminho desde já.

A disputada da eleição da Mesa Diretora acontece em agosto. No dia 10/7 o Plenário aprovou alteração da Constituição Estadual para aumentar cargos da Mesa Diretora e antecipar a eleição para agosto. O parágrafo 6º da PEC 15/2023 tem a seguinte redação. “Para o segundo biênio, a eleição da  Mesa dar-se-á na Ordem do Dia da primeira sessão do mês de agosto do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente”.

Ainda em julho, os parlamentares dedicam tempo e muita conversa para definir as candidaturas dos prefeitos e vereadores de suas regiões.