As honrarias foram entregues pelo deputado Max Russi (PSB), a personalidades durante sessão especial ALMT
Setenta e uma personalidades receberam homenagem com moções, comendas e títulos de cidadania mato-grossense, durante sessão especial na ALMT. Requerida pelo deputado estadual Max Russi, o evento aconteceu no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”.
Alonso Alcântara de Moura e Fabiano Pitoscia receberam a comenda Dante de Oliveira. Ou seja, pessoas que se destacaram na atuação em defesa da democracia e da cidadania.
Empresário e terapeuta, Alonso está há 15 anos à frente da Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso (Atap). Desse modo, promove o acolhimento, tratamento e a reinserção social de pessoas em situação de rua e acometidas pela dependência química e alcoólica, auxiliando-as a voltar para suas famílias e serem reinseridas à sociedade. Nesse período, já atendeu cerca de 5 mil pessoas de Mato Grosso e de outros estados.
Fabiano Pitoscia assumiu o cargo de delegado em Mato Grosso no ano de 2014 e atua na Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá, destacando-se pela conclusão de casos de grande repercussão e gravidade.
Foram agraciados com títulos de cidadão mato-grossens, além do ex-vereador de Torixoréu e servidor público Elmo Pimentel, a coordenadora da unidade de saúde familiar do bairro Alvorada, Luciana Fonseca Da Victória. Assim como o bispo coadjutor de Barra do Garças Dom Protógenes José Luft.
Personalidades
Entre as 66 personalidades homenageadas com moções de aplausos, estão 18 atletas que representaram a seleção mato-grossense no Campeonato Nacional de Karatê-Dô. Este aconteceu em Cuiabá no período de 14 a 17 de julho de 2022. Mas também a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Karatê-Do Tradicional 2022, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022, em Natal (RN). Os atletas tiveram excelente desempenho nas competições e trouxeram para o estado títulos inéditos.
Vinte e quatro investigadores da Polícia Civil e quatro escrivães também foram contemplados com a honraria. Além também, os servidores públicos da Polícia Judiciária Civil que atuam na área administrativa.