A capacitação de enfrentamento à violência contra as mulheres ocorre na modalidade EaD na plataforma digital da Escola do Legislativo
O envolvimento de todos é imprescindível para o enfrentamento à violência contra mulheres. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, lançou a campanha “Violência contra Mulher: Zero Desculpas, Zero Tolerância”. A iniciativa prevê ações de conscientização e um curso voltado para capacitação dos servidores da Casa.
O deputado Carlos Avallone (PSDB), procurador adjunto especial da Mulher, no entanto, destacou a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Parlamento para mudar a realidade que atinge as mulheres no estado e de como a campanha representa um esforço para a conscientização.
De acordo com a consultora especial da Procuradoria da Mulher, Quézia Limoeiro, o curso vem com a proposta de conscientização sobre a violência e assédio. Como e quando acontecem e, sobretudo, apresentar a rede de apoio, para onde encaminhr denúncias e auxiliar mulheres em situação de violência.
Com 15 anos de casa, a servidora Benigna dos Santos comemora a iniciativa. O assessor parlamentar Fidel Antônio Gasparini participou do lançamento da campanha e parabenizou a iniciativa.
O curso
Idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher, o objetivo é capacitar homens e mulheres para saberem identificar os tipos de violência e assédio que as mulheres podem vivenciar, como é possível acolher essas vítimas e agir para evitar a escalada das agressões.
A capacitação será disponibilizada na modalidade EaD (Educação a Distância) na plataforma digital da Escola do Legislativo. O início está previsto para o mês de agosto e será obrigatório a todos os servidores da Casa de Leis. Serão seis módulos que abordam temáticas de reconhecimento de violência e assédio, legislação, orientação e acolhimento das vítimas e formas de denunciar.
Canais de atendimento
A Procuradoria Especial da Mulher dispõe de canais de atendimento para dar informações, orientar e acolher mulheres vítimas de violência ou pessoas que saibam de situações de vulnerabilidade. O atendimento é pelo WhatsApp 65 98134-1655, por telefone, no número 65 3613-6802, ou então, por e-mail: procuradoriaespecialdamulher@al.mt.gov.br.