A mudança ocorrerá pelo aumento populacional registrado pelo Censo do IBGE de 2022
O futuro presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), anunciou que a Casa está se organizando para acomodar três novos deputados estaduais a partir de 2027, ampliando o número de cadeiras de 24 para 27.
A mudança ocorrerá pelo aumento populacional registrado pelo Censo do IBGE de 2022, que revelou um crescimento de 20,55% na população do estado desde 2010. Aliás, atualmente soma mais de 3,6 milhões de habitantes.
Novo espaço ao lado da Casa está em construção e acomodará as funções administrativas
Conforme Max Russi, que assumirá a presidência da ALMT no biênio 2025-2026, as obras para adequação da estrutura já estão em andamento e devem finalizar no final do seu mandato. O novo espaço será destinado à gestão administrativa, enquanto os gabinetes ocupados atualmente por esses setores adaptados para acomodar os novos deputados.
“A estrutura não está pronta. Nós temos uma decisão que vai ter mais três deputados estaduais na Assembleia e mais um deputado federal. O Botelho [atual presidente da ALMT] já iniciou uma obra, e eu, como primeiro-secretário, estou acompanhando. Por isso, esse novo espaço ao lado da Casa está em construção e sua utilização acomodará as funções administrativas”, explicou Max.
Aumento na bancada federal
Além do acréscimo de cadeiras no Legislativo estadual, Mato Grosso também terá um incremento na representação federal. A partir da próxima legislatura, a bancada do estado na Câmara dos Deputados passará de oito para nove parlamentares.