O atendimento para regularizar a produção de derivados de leite ocorreu na sede da Subprefeitura da Agrovila das Palmeiras
Um mutirão de cadastramento para a regularização das atividades econômicas de pequenos produtores de leite de 17 comunidades rurais de Santo Antônio de Leverger, aconteceu nesta segunda-feira (24). A ação contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf). Bem como da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Assim, o atendimento ocorreu na sede da Subprefeitura da Agrovila das Palmeiras, articulado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD).
“Primeiramente, realizamos uma reunião com mais de 100 lideranças locais para organizar esse mutirão de cadastramento dos pequenos produtores de leite. Eles compreenderam a importância da regularização. Agora, aqueles que produzem ovos, mel, requeijão, mussarela, salames, queijos e outros derivados de leite poderão ampliar suas vendas para diversos municípios de Mato Grosso. Desejo sucesso à todos os cadastrados e reafirmo o meu compromisso de seguir contribuindo com essa causa”, destacou o parlamentar.
Gratidão dos produtores
O produtor Sidney Gaspar celebrou a oportunidade e demonstrou confiança no aumento da comercialização dos produtos. “Sou produtor de leite e, com esse cadastro, poderemos obter o selo de inspeção, o que permitirá vender nossa produção para outros municípios. Agradeço ao deputado Wilson Santos e a todos os envolvidos por nos oferecerem esse direcionamento, que será muito benéfico para nós”, afirmou.
Já o presidente da Associação de Santana de Taquaral, Edilson Galdino de Araújo, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da produção local. “O grupo do Wilson Santos e as entidades envolvidas atenderam nossa demanda e estamos otimistas em expandir nossa produção. Só temos a agradecer por essa oportunidade!”, declarou.
Os produtores cadastrados foram integrados no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte de Mato Grosso (SIAPP). Sendo um passo fundamental para a regularização da produção de derivados de leite. Além disso, vaifacilitar a ampliação da comercialização a certificação garante qualidade. Assim como acesso a investimentos, capacitações e linhas de crédito, possibilitando o crescimento dos negócios com suporte técnico e assistência especializada.