Espaço da Procuradoria Especial da Mulher Raquel Cattani receberá mulheres vítimas de violência e discriminação
A Sala da Procuradoria Especial da Mulher da Casa de Leis (Espaço Raquel Cattani), no térreo da sede da ALMT, estará disponível para atendimento de segunda-feira a sexta-feira para cidadãs que precisam de auxílio para garantir direitos.
Na ocasião, a desembargadora Maria Erotides Kneip, defendeu a importância desses espaços de atendimento. “No Tribunal de Justiça no ano passado, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro abriu um espaço chamado Núcleo Thais Machado, que é o espaço de atendimento a a mulheres magistradas e servidoras do Judiciário. No ano passado, essa sala, dentro do Tribunal de Justiça, fez 407 atendimentos. Imaginem o quanto esta sala vai atender. Então eu estou extremamente feliz, extremamente contemplada mesmo, cheia de esperança. Eu sei que daqui nós vamos obter resultados muito bons. Parabéns à Assembleia”, ilustrou.
Estiveram na inauguração, os deputados Juca do Guaraná (MDB), Júlio Campos (União), Wilson Santos (PSD), o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União). Além disso, a deputada Janaina Riva (MDB), procuradora especial da Mulher, representada pela servidora Quézia Limoeiro.
“Nós estamos agora entregando essa sala para a Procuradoria, que vai garantir um acolhimento para todas as mulheres. Isso vai dar oportunidade para que todas as mulheres que tiverem algum problema, venham até aqui e essa Procuradoria vai dar prosseguimento, vai ajudar. Precisamos acabar de vez com a violência contra as mulheres no estado de Mato Grosso”, declarou Botelho.
Também participou da cerimônia de inauguração a professora Jacy Proença. Ela presidiu a Câmara Setorial Temática (CST) da Mulher, realizada pela ALMT entre os anos de 2019 a 2022. “A gente indicou que seja feita a constituição de um organismo na Casa que se debruçasse sobre a questão da mulher”, lembrou.
Canais de Atendimento
É possível obter informações sobre a Procuradoria Especial da Mulher por três meios diferentes. O atendimento ocorre por meio do Whatsapp, pelo número 65 98134-1655; por telefone, pelo número 65 3613-6802. Ou então, pelo e-mail, pelo endereço eletrônico procuradoriaespecialdamulher@al.mt.gov.br.
Procuradoria Especial da Mulher
Criada pela Resolução nº 7.283/2022, a Procuradoria iniciou os trabalhos em 2023 e tem entre as atribuições receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher. Assim como promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher.
O novo espaço, onde ocorrerão os atendimentos presenciais, prestou homenagem a Raquel Cattani, vítima de feminicídio em 19 de julho de 2024. Filha do deputado Gilberto Cattani (PL), ela foi assassinada em Nova Mutum a mando do ex-marido, de acordo com a investigação policial.