É a segunda vez menino vai bem em uma competição nacional de Matemática e ganha medalha de ouro, sua matéria preferida
Em 2022, João Arthur da cidade de Rondonópolis, ganhou medalha honrosa e de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática, uma competição entre escolas do Brasil inteiro. Em 2023, ele cravou o ouro e representou brilhantemente a cidade e a comunidade escolar da qual faz parte.
João Arthur é aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I. Com gostos atípicos e aptidões por jogos e programas feitos para meninos com idades acima da apresentada por ele. Desde cedo, João Arthur mostrava interesse por temas avançados, como explicou o pai.
O pai também destacou o trabalho feito pela professora de matemática do filho. “A professora Nahyara, no primeiro ano em que colocamos o João Arthur nesta escola, notou que ele tinha uma aptidão a mais pela matéria que ela lecionava. Após algumas situações vivenciadas por nós, ela nos procurou e falou da suspeita dele estar entre as crianças com Altas Habilidades/Superdotação [AH/SD]. Fizemos as avaliações e, de fato, o laudo foi positivo. O trabalho que ela fazia foi intensificado e aceito por ele. Os resultados estão chegando, ano após ano”.
Entre as medalhas nacionais, em três anos na escola o menino também coleciona ouro e prata na olimpíada de matemática da unidade de ensino, a Olimpo. João Arthur participou em competições em outras áreas, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, mas não ganhou medalhas. De acordo com a coordenação, essa é a próxima meta da escola.
Segundo os pais, o garoto faz parte de uma turma avançada de matemática em um projeto realizado pela escola para alunos com aptidões pela matéria. De acordo com a unidade escolar, a proposta é ampliar os trabalhos com o aluno, principalmente para atender o Plano Educacional Individualizado – PEI, documento para planejar as metas de aprendizado de alunos com AH/SD.