Você está visualizando atualmente Alunos da Unemat vencem Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 na categoria Jornalismo Universitário
Estudantes do curso de Jornalismo da Unemat, campus Tangará da Serra, venceram a etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 - Foto: Ascom/Sebrae

Alunos da Unemat vencem Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 na categoria Jornalismo Universitário

Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024: Reportagem traz textos e imagens sobre o etnoturismo praticado em Tangará da Serra

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, venceram a etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo Universitário.

Os ganhadores das categorias de Áudio, Fotojornalismo, Texto, Vídeo e Universitário anunciados durante a cerimônia de premiação, realizada no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Em 2024, entretanto, a novidade foi a categoria Universitária, que tem o objetivo de fomentar a produção desenvolvida por estudantes de Jornalismo, além de reconhecer e incentivar novos talentos.

A equipe vencedora é composta por estudantes do sétimo e oitavo semestre do curso de Jornalismo. São eles: Arlânio Freitas, Jadielly Pinheiro, Julia Ribeiro, Lescar Victor Artioli, Maria Heloisa Oliveira, Noé Massaroli e Ryan Chagas.

Prêmio Sebrae de Jornalismo 

A reportagem vencedora, denominada “Turismo de Saberes: conhecendo a cultura do outro como forma de lazer”, produzida como trabalho da disciplina Jornalismo Digital e publicada no blog O Fuzuê, em 4 de dezembro de 2023.

Assim, o material de multimídia traz textos e imagens sobre o etnoturismo, vertente do turismo cultural. Aquele praticado em Tangará da Serra, município que traz a experiência de visita e aprendizado sobre a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso.

“Participar de um evento como esse é muito importante para nossa formação como profissional. Receber o 1º lugar na categoria Jornalismo Universitário serve pra mostrar que acadêmicos têm um potencial enorme. Que mais desenvolvido contudo ainda e que, através da educação pública. Nós produzimos jornalismo de qualidade”, comentou Julia Ribeiro.

O tema central do Prêmio Sebrae de Jornalismo foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” e alcançou a marca de 3.076 trabalhos inscritos no país. Aliás, superou em 62% o número de inscrições no ano passado, segundo a organização do evento. Em Mato Grosso, 138 produções jornalísticas competiram nas cinco categorias. A categoria Jornalismo Universitário recebeu três inscrições no total.

Como nos anos anteriores, a 11ª edição ocorrerá em três etapas. Sendo assim, a primeira, em nível estadual que classificará os concorrentes para a etapa regional, que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional, prevista para novembro, em Brasília.