Produtores de ambos os países enfrentam desafios semelhantes em relação às mudanças climáticas, ressaltou o ministro Carlos Fávaro
Durante a reunião, Carlos Fávaro ressaltou a importância do diálogo para o comércio, especialmente para o setor do agro mundial.
Em reunião com o ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas Puchades, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, ressaltaram a importância do diálogo para o comércio internacional, especialmente nas negociações sobre questões sanitárias e fitossanitárias.
“Essas reuniões bilaterais são fundamentais para sincronizarmos os assuntos e, juntos, superarmos desafios comuns a todos. Por isso, estamos acompanhando o cenário e as lutas dos produtores europeus. E espanhóis para se manterem competitivos diante das restrições impostas pelas mudanças climáticas”, disse Fávaro. Assim, destacou que produtores de ambos os países enfrentam desafios semelhantes em relação às mudanças climáticas.
Não é necessário avançar sobre florestas para intensificar a produção, ao contrário, devemos reflorestar
Também discutiram na reunião as novas formas de produção com investimentos em tecnologias avançadas e sustentáveis. Fávaro mencionou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Dessa forma, visa a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis nos próximos 10 anos.
O ministro Fávaro também abordou na reunião a carta entregue ao comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Januz Wojciechowski. Na ocasião, solicitou apoio ao ministro espanhol.
“Estamos em um ambiente de grandes oportunidades para o agro mundial”, concluiu Fávaro.