A obra de ampliação de pista integra o projeto do Complexo Lino Rossi, criado com objetivo de resolver problemas crônicos evidenciados no fluxo de trânsito do Bom Clima
Com um investimento de cerca de R$1,7 milhões, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, avaliou que a ampliação da pista na Avenida República do Líbano é a ‘cereja do bolo’ para melhorar a mobilidade urbana na região do Centro Político da capital.
Ao todo, foram investidos ao menos R$ 10 milhões em todo o complexo viário. Entre as intervenções realizadas pela Prefeitura naquela região, estão a construção de duas vias alternativas principais. Sendo, a primeira a Avenida Jornalista Luís Carlos da Silva Acosta, no bairro Monte Líbano. Assim, ela interliga a Rodoviária de Cuiabá até o Distrito da Guia e Chapada dos Guimarães. E, a segunda, a Avenida Vereador Ênio Luiz Caldart, que liga a República do Líbano com o Parque das Águas.
“Essas obras foram de extrema importância para aquela região, foram através delas que nós descongestionamos, humanizamos e trouxemos melhorias de mobilidade urbana para aquele trecho. Essa obra de readequação viária na rotatória do Bom Clima será a cereja do bolo para solucionar os problemas que a população tanto sentiam naquela região”, disse o prefeito. Na ocasião, Emanuel ainda pediu paciência aos condutores que trafegam pelo trecho, já que devido ao cronograma de obras. Dessa maneira, o local passou a apresentar lentidão no fluxo de trânsito, mais precisamente durante os horários de pico.
Dividida em duas etapas, a expectativa é de que as intervenções sejam realizadas por meio da Secretaria de Obras. Totalmente finalizadas entre o final de julho e o início de agosto.
Controle de trânsito
Devido ao fluxo de obras, equipes da Semob atuam na região todos os dias, a partir das 7h da manhã. No local, realizarão a canalização, a demarcação da via com cones e rondas pelo local. A ação tem como objetivo conter o fluxo de trânsito na região, que aumentou excessivamente em virtude da obra do BRT, que acontece na Av. Historiador Rubens de Mendonça.
Isso porque todos os bairros que tinham a popular Av. do CPA como rota principal, passaram a optar pela República do Líbano como via alternativa principal. Preferencialmente os moradores dos bairros localizados na região, tais como, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Novo Paraíso e demais adjacentes.