“Divertida Mente 2“ chega aos cinemas nesta semana e é um dos principais exemplos de filme pra família toda com outras animações
Um dos filmes de animações fala, basicamente, sobre como lidar com os sentimentos, e faz isso de um jeito bastante criativo: através da “sala de controle” do cérebro da Riley, uma garotinha de 11 anos que vai se mudar de cidade com os pais e precisa descobrir como lidar com isso.
Os sentimentos são personagens dentro da história, o que deixa tudo mais leve e divertido não só pra crianças, mas pra adultos também. Afinal todos nós já passamos por grandes mudanças na vida e tivemos que lidar com os sentimentos embaralhados na nossa cabeça. Aliás, é fácil de se identificar.
O mesmo vale pra vários filmes que fizeram muito sucesso ao longo dos anos: O Rei Leão, Toy Story, A Bela e a Fera… histórias que, de maneiras diferentes, conseguiram e ainda conseguem atingir todo mundo.
Conheças as animações
1. Viva – A vida é uma festa (2017):
Vencedor do Oscar, esse é um belo filme. Conta a história de Miguel, um garoto mexicano que sonha em ser músico, mas precisa enfrentar a resistência da família. Ele vai, então, atrás desse sonho e acaba na Terra dos Mortos, onde começa uma jornada extraordinária pra descobrir a história da sua família. Além de ser uma celebração da cultura mexicana, o filme consegue falar sobre um assunto extremamente complexo como a morte de um jeito bem sensível e bonito. Eu me emociono toda vez que vejo e super recomendo.
2. A Viagem de Chihiro (2001):
Também vencedor do Oscar, é uma animação japonesa que conta a história de uma garotinha que se perde em uma cidade mágica, com feiticeiras, espíritos e criaturas estranhas. Lá, ela precisa salvar seus pais e, por isso, vive uma aventura cheia de desafios. É aí que a gente acompanha o amadurecimento dela, o que levanta muitas reflexões sobre autoconhecimento. Vale muito!
3. Encanto (2021)
Uma animação recente da Disney que acontece na Colômbia e conta a história da família Madrigal, que é liderada por uma matriarca e vive protegida do mundo em uma comunidade cercada por montanhas. Cada um dos filhos e netos tem um poder mágico, menos a Mirabel, o que preocupa sua avó.
4. Napo (2021)
Um curta-metragem brasileiro que fala sobre a relação entre um menino de 10 anos e seu avô, que tem Alzheimer. Assim, a história começa com os dois não conseguindo se entender, até o momento em que eles descobrem um jeito de se comunicar. É bem bonito ver como a relação vai se construindo e pode ser uma opção bem interessante pra assistir em família.
5. Red – Crescer é uma Fera (2022)
Esse filme é surpreendeente. A animação conta a história de uma adolescente que, toda vez que fica muito nervosa, vira um grande panda vermelho.