Agora é Lei: as festividades da padroeira de Várzea Grande passaram a ser Patrimônio Cultural, Histórico e Imaterial do Município
Agora é lei em Várzea Grande: as festividades alusivas à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Guia, se tornaram Patrimônio Cultural, Histórico e Imaterial. Já o dia 8 de Dezembro se tornou Feriado Santo Municipal em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.
O prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei nº 5051/2023, que formaliza o tombamento dessa manifestação centenária, visando a preservação e conservação de tradição e cultura dos católicos várzea-grandenses.
O ato atendeu a um pleito da comunidade e foi anunciado durante a tradicional Missa em Ação de Graça ao aniversário da cidade, na matriz, igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade. Nesta última segunda-feira (15), Várzea Grande comemorou 156 anos de fundação.
Além do tombamento imaterial, o prefeito anunciou também apoio para obras de restauração e ampliação da centenária Igreja de Nossa Senhora da Guia. Assim como no monumento histórico e turístico já tombado como patrimônio histórico de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso.
Ainda conforme disse o padre Tarcísio, o local para contemplação de Nossa Senhora da Guia foi escolhido porque ela é também a protetora dos viajantes. “A cidade terá mais um cartão postal”.
Todavia como forma de retribuição e gratidão à padroeira, o prefeito Kalil entregou ao pároco a cópia de uma outra lei que ele acabou de sancionar – também atendendo a um pleito da comunidade católica várzea-grandense – a lei 5055/2023 que tornou o dia 8 de dezembro, alusivo à Nossa Senhora da Conceição – Imaculada Conceição – um dia santo, e, portanto, feriado municipal. “Em todos esses atos contamos com a apoio da Câmara Municipal que aprovou as propostas do Executivo, aprovando cada uma”.
Renovação, fé e gratidão
Acompanhado da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, por sua mãe, sua sogra, secretários, servidores, pelo senador Jayme Campos e a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares e pelos deputados estaduais Júlio Campos e Fábio Tardin, além de familiares e convidados especiais, o prefeito fez questão de dizer que “a Missa em Ação de Graça é um momento especial e ímpar para expressar a fé, renovar a esperança e de agradecer. Nos fortalece para vencermos os obstáculos e as adversidades”.
Contudo, como gestor da cidade, disse o prefeito, ao final da celebração, que Nossa Senhora da Guia cubra a cidade e guie seus passos de todos, com fé em Deus. “Quero contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade. Estou focado em trabalhar muito e em entregar resultados. Reafirmo hoje esse compromisso com a minha cidade e com a população várzea-grandense”.
O pároco Tarcísio Camilo Santana, durante a homilia, pregou justamente a importância do amor. Do amor ao próximo, sobre o amor de mãe e especialmente, do amor a Deus e seus ensinamentos.