No momento, você está visualizando Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
Anvisa aprovou a atualização da composição das vacinas contra a covid-19, Spikevax, da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer - Foto: AgênciaBrasil

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Anvisa destacou que a OMS trabalha no monitoramento das variantes do vírus da covid em circulação no mundo

A Anvisa aprovou a atualização da composição das vacinas contra a covid-19, Spikevax, da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer. Ambas utilizadas no Brasil para a prevenção da covid-19.

A atualização consiste na alteração da cepa usada na produção do imunizante e atende a normas recém-publicadas pela própria Anvisa. As doses devem ser atualizadas periodicamente, de modo a conter as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como já acontece com a composição da vacina contra a influenza.

Em nota, a Anvisa destacou que a OMS trabalha no monitoramento das variantes do vírus da covid em circulação no mundo. Bem como na verificação da manutenção da eficácia das vacinas disponíveis. “Sua última recomendação publicada em 26 de abril deste ano, informou sobre a necessidade de atualização dos imunizantes para a cepa JN.1”.

De acordo com a agência, o Brasil conta atualmente com três vacinas monovalentes aprovadas para a prevenção da covid-19. Mas apenas a Spikevax e a Comirnaty solicitaram a atualização à entidade.

“Em setembro deste ano, a Anvisa priorizou a análise de dados e provas apresentados pelas empresas, por se tratar de imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.”

O esquema posológico varia de acordo com o produto a  administrado, a idade do paciente e seu esquema de vacinação prévia

A indicação das duas vacinas em questão segue sendo a mesma de seus respectivos registros: para uso em indivíduos a partir de 6 meses de idade. Já o esquema posológico varia de acordo com o produto a  administrado, a idade do paciente e seu esquema de vacinação prévia.

Para mais informações, a Anvisa orienta consultar as bulas da Spikevax e da Comirnarty, disponíveis no Bulário Eletrônico da Anvisa.

Fonte: agênciabrasil