O Instituto Butantan recebeu (07/07) autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início aos estudos clínicos da ButanVac, nova vacina desenvolvida pela instituição contra a Covid-19. A etapa A da fase 1 da pesquisa será realizada com 418 voluntários no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto e começará nos próximos dias.
Neste primeiro momento, será avaliada a segurança do imunizante e a dosagem mais adequada. A vacina terá produção 100% nacional, sem necessidade de importação de matéria-prima. Os voluntários inscritos começaram a ser cadastrados pelo HC de Ribeirão na última semana. A seleção será feita a partir da localidade dos participantes. O critério para participação nessa etapa dos ensaios clínicos é ter mais de 18 anos de idade e não ter sido vacinado contra o novo coronavírus.
Todas as pessoas que se pré-cadastraram serão avisados sobre as próximas fases e etapas do estudo e receberão informações por e-mail dos centros de pesquisa parceiros com orientações de como será feita a seleção para as próximas etapas. Outros centros de pesquisa de excelência já manifestaram interesse em participar dos testes clínicos e serão anunciados em breve. As fases 2 e 3 deverão recrutar até cinco mil voluntários. O Instituto Butantan já possui cerca de 10 milhões de doses estocadas da ButanVac. Até outubro, a expectativa é ter 40 milhões de doses prontas para o uso.
Ft: JP