Entenda o que diferencia aparelhos ortodônticos de alinhadores dentários e qual é melhor dependendo do seu caso
Por muito tempo, quem precisava ajustar o sorriso ou tinha algum problema na arcada dentária só tinha uma opção: aparelhos ortodônticos. Porém, dentistas recomendam uma nova tecnologia cada vez mais. Falamos dos alinhadores dentários, que também têm trazido bons resultados às pessoas, mas apresentam diferenças em relação aos aparelhos.
Isto pode levar a muitas dúvidas sobre qual opção é a mais indicada. Neste texto, contamos como cada uma das tecnologias funciona e o que é preciso saber antes de tomar a decisão sobre o tratamento.
Diferenças
Os aparelhos ortodônticos seguem como a maneira mais tradicional de corrigir problemas dentários. Fabricados com peças de metal coladas em cada dente e conectadas por um fio. Estes aparelhos são visíveis e não precisam de remoção com frequência.
Já os alinhadores são feitos com plástico transparente. Eles não têm fios nem elásticos visíveis. Precisa de troca a cada duas semanas, o que pode ser feito em casa. Dependendo do problema, o tratamento todo pode durar de alguns meses até dois anos.
Ambos são bastante eficientes. A principal diferença na hora de optar por um deles é algo que só dentista pode avaliar: casos mais complexos se resolvem apenas pelo tratamento tradicional. Por outro lado, os alinhadores funcionam melhor em questões mais simples ou moderadas.
Ou seja, a decisão deve ser tomada pelo paciente em conjunto com o seu dentista. Outros fatores também podem ser considerados, como os custos (normalmente, os alinhadores são mais caros) e o tempo desejável ao tratamento (os aparelhos costumam ser mais demorados).
Pontos positivos de cada um
Os alinhadores têm um aparência mais suave, são quase invisíveis. Ademais, são confortáveis e não costumam causar tanto desconforto. Além disso, limpeza dos dentes é fácil, basta tirar o alinhador, escovar os dentes e passar o fio dental.
No entanto, se a higiene do paciente for ruim, isso poderá piorar com o uso do equipamento. Ou seja, é preciso fazer a escovação toda vez que for colocá-lo novamente, o que nem todo mundo faz.
Quanto ao aparelho ortodôntico, como não é removível, podem ser a melhor opção para crianças. E claro, se o problema é muito complexo, o aparelho tradicional será sempre a melhor opção. Contudo, como o aparelho é fixo, causa dificuldade na limpeza dos dentes. E por fim, requer visitas frequentes ao ortodontista para realização de ajustes.