Você está visualizando atualmente Após condenação, Trump discursa e ataca Biden, imigrantes, juiz e até seus advogados
Trump começou o discurso chamando o atual governo de "grupo de fascistas", e disse que Biden é "o presidente mais burro da história dos EUA"

Após condenação, Trump discursa e ataca Biden, imigrantes, juiz e até seus advogados

Trump classificou o crime pelo qual condenado como um “delito leve”

O ex-presidente fez as declarações na porta da Trump Tower, o edifício de seu grupo empresarial em Nova York, e começou o discurso chamando o atual governo de “grupo de fascistas”, e disse que Biden é “o presidente mais burro da história dos EUA”.

O ex-presidente chamou o juiz Juan Merchan de tirano e o acusou de “crucificar” as testemunhas de defesa que depuseram ao longo do julgamento do caso, que durou seis semanas. Ele não mencionou que a condenação foi tomada por um júri de 12 pessoas, e a defesa ouvida na composição.

Trump foi condenado por esconder o pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels para comprar o silêncio dela sobre um caso extraconjungal que os dois tiveram, com objetivo de evitar impacto na eleição de 2016, vencida pelo republicano. O pagamento ocorreu por meio do então advogado de Trump, Michael Cohen.

Rússia e imigração

Trump voltou a discursar contra a entrada de imigrantes nos Estados Unidos – em janeiro, ele os chamou de terroristas. Sem apresentar dados, disse que há um “recorde de terroristas” entrando nos Estados Unidos, que a Venezuela envia criminosos aos EUA. “As prisões venezuelanas estão esvaziando”, afirmou – e que “os imigrantes estão tomando nossos hotéis de luxo, enquanto nossos veteranos de guerra estão morando nas ruas, como cachorros”.

Trump, no entanto, também acusou o governo de Biden de “fazer atrocidades” contra a Rússia. Ou seja, um dos poucos países a comentar publicamente a condenação (o republicano é próximo do presidente russo, Vladimir Putin).

Em seguida, entenda os próximos passos para Trump após a condenação:

Já decidiram a pena?

Ainda não. O juiz do caso, Juan Merchan, ainda vai determinar a pena. A decisão deve sair em 11 de julho. Na pior das hipóteses, Trump pode pegar 4 anos de prisão.

No entanto, analistas dos EUA afirmam que é pouco provável que o ex-presidente de fato vá para a cadeia. As circunstâncias que o juiz pode levar em conta para atenuar a pena de Trump são as seguintes:

  • Primeira condenação criminal dele;
  • O crime não foi violento;
  • A idade do condenado é de 77 anos;
  • Ele já foi presidente dos EUA e pode ser novamente.

O mais provável é que a condenação seja uma multa e um período em liberdade condicional.

Trump ainda pode concorrer à presidência?

Mesmo condenado, Trump pode disputar a eleição presidencial deste ano e governar, se vencer — inclusive se preso. Não há nada na lei americana que o impeça. Ele também pode recorrer da condenação.

Trump tem dito que é uma vítima de perseguição política e que o julgamento criminal faz parte de uma suposta campanha para evitar que a volta dele à Casa Branca

Quais outros casos criminais Trump enfrenta na Justiça?

Esse o primeiro dos quatro casos criminais que Donald Trump enfrenta na Justiça. Nenhum dos outros três julgamentos ocorrerá neste ano. A aposta do ex-presidente é voltar à Casa Branca para usar o poder do cargo para se livrar de seus problemas na Justiça.

Caso do 6 de janeiro

Trump é réu por ter tentado se manter no poder ilegalmente após perder as eleições de 2020 para Joe Biden. A invasão do prédio do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021 foi parte dessa campanha ilegal.

Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

Caso da tentativa de reverter o resultado da votação no estado da Geórgia

Acusado criminalmente na Justiça do estado da Geórgia de ter tentado reverter o resultado da eleição lá.

Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

Caso dos documentos sigilosos

Depois de deixar o governo, Trump levou embora documentos sigilosos. Ele não devolveu esses papeis e o process criminal corre por isso.

No entanto, não há uma data marcada para o início do julgamento.

Contudo, Donald Trump é considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô