Agora é a vez da área técnica em enfermagem que hoje se tornaram tão preponderantes quanto os demais profissionais de saúde
Os alunos da primeira turma do Curso de Técnico em Enfermagem – fruto da parceria de serviços entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Programa Qualifica + VG e SENAC. Mas já fizeram estágios supervisionados nas unidades de saúde do município e estão nas últimas etapas para serem certificados. Já a segunda e a terceira turma estão neste momento também se familiarizando com os atendimentos realizados nas unidades de saúde do município.
Instrutora do Senac, Enfermeira Jucinéia Silva explica, no entanto, que essa é uma etapa importante e obrigatória para quem quer de fato atuar na profissão. Durante o estágio, o aluno tem contato direto com o dia a dia da enfermagem, incluindo pacientes reais e situações próprias do ofício.
O secretário de Saúde Gonçalo de Barros, portanto, disse que desde 2021 o Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande vem realizando várias etapas importantes para a realização de um sonho. Isto é, transformá-lo em hospital escola.
Gonçalo Barros ressaltou que a participação desses dos alunos do curso técnico em enfermagem permitiu a formatura desses novos profissionais. Desse modo, se tornou uma oportunidade de buscar diminuir a demanda existente no setor. A aluna da primeira turma do curso de enfermagem, Franciele Fátima Pereira já está contando os dias para receber o certificado de conclusão de curso e atuar na profissão.
Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o programa Qualifica + VG tem oportunizado as famílias de baixa renda. A chance é se capacitarem em uma área de conhecimento e em todos os cursos ofertados pelo município. Em parcerias com as instituições a exemplo do SENAC, tem possibilitado uma mudança de vida a centenas de milhares de pessoas.