Você está visualizando atualmente Apple anuncia recurso que permite controlar iPhone e iPad com os olhos
A Apple acaba de anunciar uma série de recursos de acessibilidade que liberados nos próximos meses para iPhone e iPad

Apple anuncia recurso que permite controlar iPhone e iPad com os olhos

A Apple acaba de anunciar uma série de recursos de acessibilidade que liberados nos próximos meses para iPhone e iPad. Um dos destaques foi o novo rastreamento ocular, que, segundo a empresa, usa inteligência artificial (IA) para permitir que pessoas com deficiência naveguem pelo iOS e iPadOS com mais facilidade.

Como funciona o rastreamento ocular da Apple

  • O recurso de rastreamento ocular usa a câmera frontal dos aparelhos e aprendizado de máquina.
  • Todos os dados usados ​​para configurar e controlar a nova função são mantidos com segurança no dispositivo e não compartilhados com a Apple. A empresa afirma que a novidade pode funcionar em aplicativos para iPhone e iPad sem necessidade de acessórios ou hardware extra.

Mais novidades em acessibilidade anunciadas pela Apple

Uma nova opção “tátil musical” também usará o sistema de vibração do iPhone para “reproduzir toques, texturas e vibrações refinadas no áudio da música” em faixas suportadas no Apple Music. Assim, a sensação ao toque da música permitirá pessoas com deficiência auditiva “experimentem música no iPhone”, produzindo uma variedade de vibrações, toques e outros efeitos“.

A Apple diz que os desenvolvedores também poderão adicionar o mesmo recurso aos seus próprios aplicativos por meio de uma nova API. Assim também, anunciaram uma função para reduzir o enjoo ao usar um iPhone ou iPad em um veículo em movimento. Ou seja, o recurso usa sensores dos dispositivos e poderão ativa-lo ou desativa-lo na central de controle.

Outros recursos de acessibilidade incluem: atalhos vocais que permitirão a qualquer pessoa “atribuir expressões personalizadas que o Siri possa entender para iniciar atalhos e concluir tarefas”. Um novo recurso, contudo, “Ouvir fala atípica” usa aprendizado de máquina para reconhecer padrões de fala em usuários “com doenças que afetam a fala, como paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou acidente vascular cerebral”.

Lançamento dos novos recursos

Aliás, a empresa anunciou as novas funções de acessibilidade um dia antes do Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade.