Novas ferramentas de edição com IA estão chegando ao Fotos
Chegou a hora de conhecer as últimas novidades da Apple anunciadas na WWDC 2024. O evento anual para desenvolvedores começou na tarde desta segunda-feira (10), Como acontece todos os anos, então mostra uma prévia de várias mudanças programadas para os sistema e dispositivos da Maçã.
Um dos destaques, no entanto, foi o aplicativo Fotos, que passou pela “maior reformulação de todos os tempos”, segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.
O que muda no ‘Fotos’?
- A Apple anunciou que novas ferramentas de edição com IA estão chegando ao aplicativo Fotos;
- O principal, chamado Clean Up, é semelhante ao Magic Eraser do Android;
- Outros recursos, entretanto, incluem edição usando a Siri e muito mais;
- Os usuários também poderão filtrar capturas de tela ou pesquisar por tipos específicos de conteúdo;
- Um novo espaço chamado “Coleções” terá grupos de fotos salvas que serão categorizadas automaticamente pelo aplicativo.
A empresa apresentou o Clean Up, uma ferramenta de edição de imagens inclusa no Apple Intelligence. O recurso pode apagar itens indesejados de uma fotografia, como pessoas em segundo plano ou objetos.
Uma função de pesquisa de vídeos e fotos mais poderosa, que permite aos usuários vasculhar a bibliotecas com instruções mais complexas, também foi apresentada pela empresa. Os usuários poderão encontrar momentos específicos nas imagens e vídeos, agilizando o processo de edição.
Falando em edição, a empresa também revelou o “Memory Movie”. Este recurso permite que os usuários criem filmes personalizados com base em uma descrição. Usando o Apple Intelligence, o recurso reunirá conteúdo relevante da biblioteca e criará um enredo com trilhas relevantes do Apple Music e combinará tudo em um filme.
Por fim, a Siri agora também poderá editar rapidamente suas fotos. Os usuários podem pedir para a assistente de voz ajustar brilho, contraste e muito mais. Vale mencionar que a Apple anunciou muitas outras ferramentas baseadas em IA, incluindo até integração do ChatGPT com Siri.