O curso da Apple irá cobrir desde os conceitos básicos envolvendo a tecnologia até a criação e o treinamento de modelos de IA
A inteligência artificial já está provocando mudanças no mercado de trabalho. Para muitos analistas, dominar a tecnologia pode ser um diferencial no futuro. De olho em novos trabalhadores qualificados, gigantes como a Apple estão oferecendo cursos gratuitos de IA, inclusive para o Brasil.
Curso fará parte do currículo da Apple Developer Academy
A iniciativa foi criada para estudantes e ex-alunos da Apple Developer Academy em seis países — Brasil, Indonésia, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Estados Unidos. A partir do segundo semestre deste ano, o currículo incluirá um módulo dedicado à inteligência artificial.
O programa, portanto, tem como objetivo capacitar estudantes e mentores com habilidades essenciais para a criação e implementação de modelos de aprendizado de máquina em dispositivos Apple.
Os cursos, contudo, irão cobrir desde os conceitos básicos até a criação e o treinamento de modelos de IA a partir de tecnologias como o Core ML. As atividades ainda terão tarefas práticas e orientação de centenas de mentores, além do apoio de uma rede global de mais de 12 mil ex-alunos.
De acordo com a Apple, com as tecnologias e APIs apresentadas na WWDC24, os estudantes terão acesso a ferramentas avançadas como o Xcode 16, que promete aumentar a produtividade dos desenvolvedores. Além disso, o Swift Assist e o Swift 6, apresentam novos recursos que vão melhorar a clareza do código e proporcionar um ambiente de aprendizado mais eficiente e inovador.
A empresa não informou a quantidade de vagas ou quando serão abertas as inscrições para o curso no Brasil. Mas você pode conferir abaixo a lista de instituições brasileiras que irão oferecer o curso de IA.
Universidades brasileiras que irão oferecer curso de IA
- Universidade Católica de Brasília (UCB);
- Instituto Eldorado, em Campinas;
- PUC-PR, em Curitiba;
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza
- Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), em Manaus;
- PUC-RS, em Porto Alegre;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife;
- PUC-RJ, no Rio de Janeiro;
- Mackenzie, em São Paulo;
- Senac, em São Paulo.