Quando meditamos, acabamos “aquietando” a mente
Em primeiro lugar, antes de entender como meditar, é bom entender como surgiu. A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Em outras palavras, trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental.
Quando pensamos em meditação, já nos vem à cabeça imagens de grandes mestres budistas. Contudo, a técnica é acessível, e você pode incorporá-la de diversas maneiras em sua rotina.
Quando meditamos, acabamos “aquietando” a mente e criando ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo. Ainda mais, onde nossos sentidos são muitas vezes influenciados negativamente. Além disso, traz alívio temporário de sentimentos prejudiciais, como estresse e ansiedade, a meditação transforma a nossa maneira de interagir com o mundo.
Como meditar
Seja como for, separamos passos para ajudar em como meditar pela primeira vez.
1. Comece com calma
Um primeiro passo pode ser introduzir minutos de meditação curtos ao longo do dia. Sendo assim, você precisará apenas de um relógio. A dica é começar programando seu relógio para despertar após 5 minutos, por exemplo.
2. Posicione-se de maneira confortável
A posição pode ser sentada em uma almofada com as pernas cruzadas e costas retas, deitada ou até em pé. Como resultado, o importante é que você consiga ficar confortável e focado.
3. Siga uma rotina
A recomendação é tentar meditar no mesmo horário todos os dias, para que comece a se tornar um hábito fácil de incorporar à vida diária.
4. Concentre-se ao máximo
Durante esse tempo, sua tarefa é concentrar toda a sua atenção na sua respiração e nada mais. Assim, repare o ar entrando e saindo.
Alguns detalhes sobre como meditar
Praticando de forma correta
Antes de iniciar a meditação, é importante lembrar que ela não é uma prática feita para “desligar a mente”. Aliás é um erro comum entre iniciantes acreditar que eles devem barrar todos os pensamentos, sejam eles bons ou ruins.
Precisamos ter uma relação saudável com nossos pensamentos, não nos apegando a primeira coisa que nos vem à cabeça. Nesse sentido, na hora de meditar, o mais importante é estar focado no presente, deixando as ideias irem e virem.
Preparando o ambiente
Não há um cenário ideal para meditar. O importante é que a prática ocorra em um lugar confortável e longe de distrações. Preocupe-se mais com as suas roupas e certifique-se de que elas não irão trazer incômodos enquanto você estiver concentrado.
Benefícios da meditação
De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, a meditação traz uma série de benefícios emocionais, como:
- Tranquilidade
- Maior atenção
- Concentração
- Diminuição da ansiedade
- Redução da depressão
- Aumento da criatividade
- Melhora da qualidade do sono
Fonte: Minha Vida