Alunas do curso de cozinheira do programa ‘Qualifica + VG concluem a capacitação com a apresentação de um variado cardápio, e pratos regionais
A degustação do menu de pratos regionais faz parte de todo o aprendizado para a formação do profissional, onde ocorreu o curso no CRAS Cristo Rei em Várzea Grande.
Além de experimentarem na prática a elaboração dos cardápios frios e quentes, as alunas aprenderam a quantificar os alimentos. Assim como decorar os pratos para uma boa apresentação, considerando cada ambiente e a proposta elaborada para cada evento.
A instrutora do curso de cozinheira, Carly Foles, disse que muitas alunas chegaram para fazer o curso sabendo cozinhar mais sem domínio nenhum de técnica. Ao concluir o curso todas estão dominando a cozinha e prontas para voar.
O Coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, explica que o curso de cozinheira, a exemplo dos demais cursos oferecidos pelo programa ‘Qualifica + VG’, também superou todas as expectativas, dentro dos cursos no setor de gastronomia.
O orientador pedagógico do SENAC, Roni Siqueira, disse que todos os cursos da grade de gastronomia avaliam as técnicas. Além de procedimentos, entrosamento e tudo o que elas aprenderam durante o curso.
Quanto à parceria ‘Qualifica + VG’ e Senac, ele disse que desde o ano passado, vem atuando junto ao município de Várzea Grande na oferta de diversos curso.
Para a dona Euclair, moradora do bairro Jardim Eldorado, o curso de cozinheiro lhe veio em boa hora, porque tinha acabado de ficar viúva.
A secretária Ana Cristina Vieira, disse que ouvir as alunas e histórias de vidas das pessoas presentes ali, é motivo de alegria e contentamento. Perceber que esse curso transformou vidas de mulheres, como a dona Euclair, nos faz trabalhar ainda mais na ampliação desse projeto.