Você está visualizando atualmente Aprosoja-MT apresenta balanço dos projetos, programas e ações em 2021
Os programas da Aprosoja-MT buscam as soluções para os problemas enfrentados pelos nossos associados

Aprosoja-MT apresenta balanço dos projetos, programas e ações em 2021

Aprosoja-MT apresentou o balanço de diversos programas como Classificador Legal, Aproclima, Soja Legal, entre outros

Nesta quarta-feira (10), as Comissões de Defesa Agrícola, Política Agrícola e Sustentabilidade da Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso (Aprosoja-MT), apresentaram o balanço dos projetos, programas e ações desenvolvidas no período de janeiro a novembro de 2021.

A comissão de Defesa Agrícola, por exemplo, apresentou o Centro Tecnológico Parecis (Cetecno) e os protocolos que serão desenvolvidos na safra 2021/22. O local pode receber a visitação que irá acontecer nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022, em Campo Novo do Parecis.

A gerente da comissão, Jerusa Rech, ainda assim, anunciou que desde o início de novembro o Cetcno Araguaia, do município de Canarana, implantou a vitrine com 114 cultivares.

Já o programa Classificador Legal teve um número expressivo de atendimentos. Somente na classificação de soja, por exemplo, foram 149 acionamentos, no milho 40, além de 945 laudos emitidos. Enquanto, no programa Semente Forte, coletaram 987 amostras.

Na apresentação, Jerusa também destacou o Circuito Tecnológico, isto é, realizaram a coleta de 1.543 amostras para testagem em laboratório da qualidade dos fertilizantes. Em seguida, explicou o aumento das instalações das estações meteorológicas, por meio do programa Aproclima.

Os programas da Aprosoja-MT ajudam e muito o homem do campo

Aliás, o produtor rural de Comodoro e Campos de Júlio, Marco Antônio Sebben, afirmou que os programas da Aprosoja-MT ajudam e muito o homem do campo. “É muito importante que a entidade está desenvolvendo cada vez mais pesquisas e buscando a melhoria para os produtores com resultados. Exemplo, o Classificador Legal. Também se falou muito sobre a qualidade de sementes, a cada ano estamos enfrentando esse problema, que além dos altos custos, pouca germinação e retorno financeiro”.

O consultor de Política Agrícola da Aprosoja-MT, Thiago Rocha, apresentou os temas relacionados a Regularização Fundiária, Demarcação de Terras indígenas e Reforma Tributária. Assim, explanou sobre os status das matérias em andamento nas Casas Legislativas, Estadual e Federal, que afetam o setor.

As pautas sobre o relacionamento com o Fisco estadual e projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, como o PL que institui arbitragem em matéria tributária, Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO e o Patrimônio Rural de Afetação, também foram amplamente discutidos.

Outro assunto que chamou a atenção foi o contrato de compra e venda de grãos. O produtor rural Alexandre Falchetti, de Marcelândia, núcleo agregado de Cláudia, destacou que a Aprosoja-MT tem orientado de forma satisfatória as negociações. “Os contratos é uma das principais ferramentas que a gente tem para argumentar na hora de negociar preço e garantias. Então saio daqui com os esclarecimentos para negociar meus contratos”, declarou.

Projetos que contribuem para a melhoria da gestão no campo

A comissão de Sustentabilidade apresentou os projetos que contribuíram para a melhoria da gestão. Entre as pautas os programas AgroCientista, Soja Legal e Guardião das Águas.  O objetivo é promover maior rentabilidade, performance sustentável socioambiental, assim como a diminuição dos riscos na atividade agrícola. “Destaco o Soja Legal, que vai melhorar a qualidade de vida no campo e no trabalho melhorando as práticas agrícolas, oferece maior viabilidade econômica, gestão das águas e governança coorporativa, enfatizou a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Marlene Lima.

Presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, destacou a importância das áreas técnicas para o desenvolvimento e crescimento da entidade. “Todas as nossas comissões são importantes. São elas que buscam as soluções para os problemas enfrentados pelos nossos associados. Hoje apresentamos várias ações, resultados desde pesquisas, e ouvimos a base, que são os representantes de cada núcleo trazendo suas reivindicações”, concluiu.

Fonte: Aprosoja