Um aquário gigante com 1 milhão de litros de água e mais de 1.500 peixes estourou no complexo Dom Aquarée, que abriga o hotel Radisson Blu, na Alemanha
A estrutura de vidro de 14 metros de altura era o maior aquário gigante cilíndrico do mundo, de acordo com o Guinness Book. Infelizmente, todos os peixes morreram.
As mais de 100 espécies que viviam no aquário eram originárias de climas tropicais, assim como levaram um choque térmico com a baixa temperatura do inverno alemão. Na madrugada desta sexta (16) os termômetros marcaram -5º C em Berlim.
Depois do rompimento, todos os 400 hóspedes se abrigaram em carros para evitar o frio até serem levados para outro hotel. A água inundou as ruas e subiu até o terceiro andar do prédio. Vídeos mostram como o saguão ficou após o rompimento.
Além do tanque vazio, também é possível notar muita água e detritos espalhados por toda a parte – quase um cenário de guerra.
O que se sabe até agora
Por volta das 5h45 no horário local (1h45 em Brasília), um barulho muito alto despertou os hóspedes do Radisson Blu. Foi então que partes da fachada do hotel voaram para a rua, empurrados por enormes quantidades de água, disse a agência de trânsito de Berlim VIZ.
A área segue isolada. Ainda não está claro o que pode ter motivado o rompimento. Agora, a polícia da Alemanha investiga o que pode ter causado a explosão do aquário, mas não há indícios de que tenha sido um ato criminoso.
O aquário passou por uma reforma para modernização em 2020. Todo o hotel circulava ao redor dele. Um elevador com paredes transparentes acompanhava a estrutura e quartos ficavam posicionados de frente para o aquário.
Pelo menos duas pessoas ficaram feridas com estilhaços de vidro. A polícia alemã pediu cautela aos viajantes que passam pelo distrito de Mitte, pois o excesso de água dificulta o trânsito pela rua.