Presidente da Argentina prevê crescimento econômico significativo este ano, com fim das restrições cambiais e redução de impostos
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que a economia do país pode crescer 5% em 2025, impulsionada pelo fim de controles cambiais e pela redução de impostos. “Temos muita esperança em levantar o controle cambial este ano”, afirmou Milei, em entrevista à rádio El Observador FM. Ele apontou que, para isso, precisa de aproximadamente 11 bilhões de dólares.
“A recuperação dos salários reais, das reformas e das ações está impulsionando a atividade econômica”, afirmou. O presidente argentino lembrou dos números obtidos no terceiro trimestre de 2024: a economia cresceu 3,9%, o que, segundo o presidente, representaria uma taxa de 17% ao ano.
Milei também mencionou que o consumo está crescendo 20% ao ano e o investimento, 50%. No entanto, prevê que os dados econômicos de dezembro superarão os do mesmo mês do ano anterior. “A economia terminou em alta, apesar do maior ajuste fiscal da história”, disse Milei.
Além disso, Milei comemorou a redução de impostos anunciada por pelo prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri. “Não tenho problema em reduzir impostos, mas é necessário encontrar maneiras de cortar os gastos públicos”, asssim observou, indicando que haverá mudanças nas retenções e no imposto sobre débitos e créditos bancários.
Javier Gerardo Milei é um economista, político e professor argentino, que serve atualmente como o 52.º presidente da Argentina desde 10 de dezembro de 2023.