No momento, você está visualizando Visita à árvore mais alta do mundo é proibida e pode dar multa
Essa é a Hyperion, a árvore mais alta do mundo, que fica na Califórnia

Visita à árvore mais alta do mundo é proibida e pode dar multa

Visitas à árvore mais alta do mundo acabaram deteriorando a natureza

Está proibido visitar a árvore mais alta do mundo, localizada no Parque Nacional Redwood, na Califórnia. Quem descumprir a ordem precisa preparar o bolso. Além da multa de US$ 5 mil, algo em torno de R$ 25 mil no câmbio de hoje, quem for pego perto da árvore ignorando as restrições também poderá enfrentar até seis meses de prisão, segundo uma nota divulgada pelo parque.

Chamada de “Hyperion”, ela é certificada pelo Guinness World Records como a mais alta árvore viva do mundo com seus 115,92 metros, ou seja, o equivalente a um prédio de 32 andares. Sua idade está estimada entre 600 e 800 anos.

Apesar de gerar curiosidade, as visitas estão oficialmente proibidas considerando a degradação que a Hyperion tem sofrido nos últimos tempos por parte dos visitantes. A árvore fica no fundo do parque e não tem trilhas oficiais que levem a ela, o que significa que para encontrá-la as pessoas acabam abrindo caminho pela vegetação densa à força, degradando a natureza.

“O aumento da popularidade da árvore resultou na devastação do habitat ao redor de Hyperion”, diz o comunicado no site do parque nacional. “Como visitante, você deve decidir se fará parte da preservação desta paisagem única – ou então se fará parte de sua destruição”, questiona a página.

Em entrevista ao site de notícias San Francisco Gate, o chefe de recursos naturais do parque Leonel Arguello disse que além da degradação ambiental, a área conta com sinal limitado de celular e GPS, o que então torna desafiador resgatar qualquer aventureiro perdido ou ferido ao tentar visitar a atração.

Áreas próximas já foram prejudicadas pelas pessoas

“Isso estava afetando a vegetação (…) Havia lixo e as pessoas estavam criando trilhas laterais para usar o banheiro. Eles deixam papel higiênico usado e dejetos humanos, não é uma coisa boa”, disse Arguello. O site do parque ainda diz que samambaias não crescem mais ao redor da Hyperion por causa dos visitantes que pisaram e degradaram áreas.