As cidades de Mato Grosso apresentam uma riqueza natural exuberante
As cidades de Mato Grosso, estrategicamente localizadas na região centro-oeste, é um dos Estados que apresentam maior desenvolvimento econômico no Brasil nos últimos 10 anos.
Muito desse sucesso vem da exportação de grãos e da atividade pecuária, mas não se resume a isso. As cidades de Mato Grosso apresentam uma riqueza natural exuberante, pois é lá que se localizam o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e boa parte do Pantanal.
Cuiabá
A capital mato-grossense conta hoje com mais de 600 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Já a região metropolitana atinge 1 milhão de pessoas.
Ela é conhecida como “Cidade Verde“, considerada a melhor cidade de Mato Grosso. Então, já dá para imaginar como é construir a carreira ali. A população cuiabana é tranquila, com um ar típico interiorano, mas, ao mesmo tempo, oferece lazer e opções de diversão dignos de um grande centro urbano.
O Centro Histórico, os parques e as praças são ótimos pontos de encontro. Aliás, pertinho da cidade, há opções fantásticas de ecoturismo que atraem até gente de fora do País.
Primavera do Leste
Nesse município mato-grossense, localizado a 240 quilômetros de Cuiabá, a valorização da cultura é um diferencial. A Prefeitura promove ações de incentivo, como o Projeto Pôr do Sol Digital, com apresentação de artistas locais.
Com pouco mais de 60 mil habitantes, Primavera do Leste tem sua economia baseada na agricultura e no comércio. A faculdade de Agronomia, por exemplo, forma profissionais para empresas multinacionais de alimentos e todo o entorno que move a agropecuária, como insumos, fertilizantes e nutrição animal. Destacam-se a Bunge, a Evolust e a Iberê.
Rondonópolis
Localizada na região sul do estado, Rondonópolis guarda mais características do cerrado do que do pantanal, com clima tropical.
É claro que o agronegócio movimenta a segunda maior economia de Mato Grosso, mas o diferencial é o turismo que ele atrai ao município, com festas country e feiras agropecuárias.
Mais recentemente, atividades esportivas têm acontecido aqui, atraindo outro tipo de público. Assim também, tem gente que se interessa pelas cachoeiras e grutas do Parque Ecológico João Basso e pelo turismo de esportes radicais no rio Ponte de Pedra.
Sinop
Com mais de 100 mil habitantes, Sinop ajuda a girar a economia de Mato Grosso. Isso porque ela é considerada um polo no norte do estado, com alto desenvolvimento em termos de saúde, serviços, indústrias e educação.
A agropecuária, como em outras partes do estado, é o carro-chefe da economia. Porém, se você deseja morar em uma cidade que guarda marcas da hospitalidade interiorana e consegue oferecer desenvolvimento também, Sinop é a ideal.
Fonte: Unic