No momento, você está visualizando Como a psicologia explica as causas do assédio moral
Muitas causas podem levar a situações de assédio moral no trabalho

Como a psicologia explica as causas do assédio moral

O assédio moral no trabalho é um problema recorrente, e suas causas são tema de estudo constante

A relação entre chefes e empregados sempre pareceu complicada, tanto é que esse tema é recorrente em séries, filmes e animações. Em O Diabo Veste Prada, vemos uma jovem que abre mão da vida pessoal para evitar desapontar a chefe. Obras assim nos levam a refletir sobre as causas do assédio moral em ambientes de trabalho.

Em Os Simpsons, Homer trabalha para um homem notadamente mau, embora, nesse caso, o protagonista da série não possa ser considerado o melhor dos funcionários.

Na vida real, o drama de funcionários que lidam com chefes abusivos parece ser muito pior do que o retratado na ficção. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) revelam que entre 2019 e 2021 foram registrados 52.963 casos de assédio moral no Brasil. O assédio sexual também chamou a atenção: foram 3.049 processos no mesmo período.

Esse problema não é uma exclusividade do Brasil. Uma pesquisa da Monster.com, realizada com estadunidenses, revelou que 94% dos entrevistados disseram que já haviam sido intimidados no local de trabalho. Mas por que isso acontece?

Possíveis causas para o assédio moral no trabalho

Existem várias situações que podem contribuir para um ambiente que gere assédio moral. A falta de comunicação clara entre gestores e funcionários, a inexistência de canais de denúncia nas empresas, a precarização das condições de trabalho etc.

Contudo, uma reportagem do site de notícias acadêmicas The Conversation levantou uma outra causa; ou seja, o erro de atribuição fundamental. Trata-se de um viés comportamental que faz com que uma pessoa analise uma falha de diferentes formas.

O que diz o experimento

Por exemplo: um vendedor não consegue passar uma venda no sistema porque o computador está com problemas. A falha nessa operação não é culpa dele, é culpa de um agente externo (uma máquina).

Ainda assim, esse funcionário leva uma bronca do supervisor; pois o viés do erro de atribuição fundamental faz com que ele subestime o impacto dessa falha externa, fazendo com que o comportamento do vendedor ainda seja considerado como a principal causa do problema.

Talvez esse supervisor tenha dito coisas como: “como você não percebeu que o computador estava dando sinais de falhas (ainda que um vendedor não seja obrigado a ter conhecimentos de manutenção de computadores)”.

Por outro lado, esse mesmo supervisor teria uma reação bem mais compreensiva caso fosse ele a sofrer com a falha do equipamento; e isso também se explica pelo mesmo viés comportamental. Ao justificar o próprio erro, as pessoas estão propensas a buscarem respostas nos fatores externos, o que nem sempre ocorre com os erros dos outros.

Independentemente das causas do assédio moral, é preciso frisar que ele não deve ser tolerado. Você pode buscar orientação para resolver esse problema no sindicato da sua categoria profissional; no site do Ministério Público do Trabalho (MPT) ou junto a um advogado de sua confiança.