Você está visualizando atualmente ATeG abre nova frente de atendimentos a produtores da região de Porto dos Gaúchos
A ATeG, Assistência e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, abre nova frente de atendimento a 30 produtores

ATeG abre nova frente de atendimentos a produtores da região de Porto dos Gaúchos

A Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso abriu uma nova frente de atendimento a 30 produtores da cadeia de piscicultura em Porto dos Gaúchos

Na última semana, a ATeG esteve no Sindicato Rural local, juntamente com a extensão de base do sindicato em Novo Horizonte do Norte, para uma reunião de validação do grupo de produtores. Além disso, realizou o encontro de encerramento e apresentação dos resultados do fim do ciclo de atendimentos do grupo de piscicultura, que teve início em 2021 na região.

Durante a abertura de grupos, na sexta-feira, 21 de junho, apresentaram a metodologia da ATeG, destacando os cinco passos essenciais para o sucesso do programa. Ou seja, o Diagnóstico Individual. Planejamento estratégico; Adequação tecnológica; Capacitação Complementar e Análise Sistemática dos Resultados.

Conforme o coordenador da ATeG, Eduardo Baroni, a abertura de um novo grupo de atendimentos sem custo para o produtor é um retorno daquilo que o homem do campo produz.

Na oportunidade, segundo o supervisor da ATeG, Marcelo Nogueira, ressaltou a importância da participação ativa dos produtores durante os 36 meses de atendimento. Nos quais serão coletadas e analisadas informações gerenciais cruciais para o melhor gerenciamento das propriedades.

Fortalecimento da piscicultura

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos, Marcelo Fontanelle validação deste novo grupo, representa um importante passo para o fortalecimento da piscicultura na região. Dessa forma, trará inovação e desenvolvimento aos produtores locais.

O Sindicato Rural local e a ATeG reforçam seu compromisso com a melhoria contínua. Bem como o apoio aos agricultores, buscando sempre a excelência na produção e gestão rural.

Além do coordenador da ATeG, Eduardo Baroni e do supervisor da ATeG, Marcelo Nogueira, a agenda contou com a presença do coordenador da ATeG, Eduardo Baroni. A técnica de campo, Larissa Dorce, o mobilizador do Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos, Bruno Rezer e o gerente sindical, Allan Vinicius Duarte.

No sábado, 22 de junho, a técnica de campo credenciada pela ATeG, Larissa Dorce, informou que iniciará uma nova frente de atendimentos na região. Ela encerrou o ciclo com o grupo de produtores que iniciou em 2021 e marcou a conclusão de 36 meses de trabalho com 30 produtores.

Sistemas de cultivo

Segundo Larissa, dentre os produtores atendidos, 57,2% realizaram alguma tecnificação em suas atividades. Assim, incluiu a compra de aeradores, redes de arrasto e kits de qualidade de água. Além disso, 53,33% dos produtores aumentaram suas lâminas de água. A produção total também aumentou em 52.53%, em 2023, em relação a 2022, com a criação de duas novas espécies.

“Houve também uma significativa redução no tempo de cultivo, de 20 meses para 8 meses. Com peixes atingindo 2 kg, peso ideal para comercialização”, explicou a técnica que está animada para trabalhar a comercialização do pescado na região. Assim como em expandir as espécies cultivadas, tecnificar os sistemas de cultivo, e melhorar a qualidade de vida do novo grupo de produtores.