Segundo a pesquisa, a confiança nos negócios permaneceu positiva em fevereiro no setor de serviços e as contratações de pessoal apresentaram o maior crescimento em nove meses
A expansão da atividade de serviços foi contida pelo poder de compra reduzido, custos elevados de financiamento e investimentos limitados.
Após uma contração em janeiro, os níveis de entradas de novos negócios aumentaram em fevereiro. Ainda que o ritmo da expansão seja menor do que todos os registrados em 2024.
Respaldadas por esse aumento de novos pedidos e projeções favoráveis para a atividade de serviços, as empresas do setor contrataram mais funcionários. Alem disso, a taxa de crescimento do emprego atingiu seu nível mais alto desde maio de 2024.
As empresas ouvidas na pesquisa reportaram pressões inflacionárias significativas no setor. Assim, ganhou destaque o aumento de custos de alimentos, mão de obra, materiais, transportes e serviços públicos. Em resposta a esse aumento, os provedores de serviços elevaram seus próprios preços à taxa mais forte desde meados de 2022.
A pesquisa da S&P Global mostrou, ainda, que o segmento de serviços ao consumidor teve melhor desempenho em fevereiro. Enquanto que finanças e seguros apresentaram retração.
Com o desempenho da produção industrial, que também avançou em fevereiro, o PMI Composto brasileiro subiu para 51,2 no mês, de 48,2 em janeiro, indicando uma taxa de expansão moderada.