Co-fundadora de franquia inovadora de minimercados diz que medo de empreender ainda é uma barreira para muitos brasileiros autônomos em relação ao CLT
O número de trabalhadores autônomos teve uma alta de mais de 5 milhões entre 2012 e 2021 em relação ao CLT. Apesar da fidelidade à ‘cultura CLT’, muitos brasileiros têm pensado cada vez mais, além da carteira de trabalho para garantir estabilidade no mercado.
A dúvida relativa à transição de modelos de trabalho tradicionais para o empreendedorismo é válido. Entretanto, uma forma pertinente de justificar a relutância é a falta de medição de riscos e o desconhecimento sobre negócios que não demandam altos investimentos.
A última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontou que existem mais de 10 milhões de apartamentos no Brasil. E, é neste momento de analisar favorecimentos que surgem alternativas vantajosas para os amantes do empreendedorismo. Como, por exemplo, a Honest Market Brasil, uma franquia inovadora de minimercados que se baseia no sistema self-checkout, o autoatendimento.
O negócio, co-fundado por Ana Paula Moraes, conta com mais de 100 franquias ao redor do país, majoritariamente em condomínios e prédios comerciais. Segundo ela, o medo de empreender, ainda que interiorizado, vai muito além desta perspectiva pessoal. “Por mais que as pessoas pensem que empreender demanda ideias grandiosas e inovadoras, o que não é real, o nosso país também sofre com muitas instabilidades políticas e econômicas, dando força a este senso comum”.
Mas, começar a agir é a única forma de derrotar o preconceito, e para Ana Paula, o primeiro passo rumo ao mercado de investimentos tem a ver com medir as possibilidades. “A pessoa que deseja empreender precisa, em primeiro lugar, fazer uma análise de riscos. Contudo, esse raciocínio ajuda a entender até que ponto suas vidas e finanças podem impactadas”, disse.